SBPC realiza Série de Conferências “Contagem Regressiva para o Bicentenário: Rumos à Independência”

Publicado em 23 de agosto de 2022 às 16h39min

Tag(s): SBPC



 

Com o objetivo de iniciar as discussões sobre os 200 anos da Independência, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza de 30 de agosto a 6 de setembro a série de Conferências “Contagem Regressiva para o Bicentenário: Rumos à Independência”. As atividades serão presenciais e também com transmissão pelo canal da SBPC no Youtube.

Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, comenta que esta é uma ótima oportunidade para deixar claro como a ciência, a tecnologia, a inovação, a educação, a cultura, a saúde, o meio ambiente e a inclusão social, valores que a SBPC defende e apoia desde sua fundação, são decisivos para garantir a soberania nacional.

“A independência não é algo que só se refere ao passado. Por isso, queremos debater o presente e pensar o futuro. Mostrar como que esse círculo virtuoso –ciência, tecnologia, inovação, educação, cultura, saúde, meio ambiente e inclusão social  – pode garantir a soberania do Brasil”, diz.

Cláudia Linhares Sales, diretora da SBPC, conta que os temas foram escolhidos com a intenção de capturar o momento atual, de crises em vários aspectos. Segundo ela, que somente com a ciência o País poderá alcançar a real independência e é isso que os debates querem mostrar. “São temas importantes que não podem passar em branco nessa reflexão sobre a Independência. Os desafios que a nação brasileira enfrenta atualmente são gigantes. A gente não vai sair da crise da educação ou do meio ambiente sem ciência. A gente não vai alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável sem ciência”, diz.

As sessões trarão discussões sobre como a ciência contribui para a soberania e independência nacional em diversos setores. Entre os temas discutidos estão “Ciência e desenvolvimento industrial”, “Ciência e meio ambiente”, “Ciência e educação”, “Ciência e saúde” e “Ciência e desenvolvimento sustentável”.

A programação completa será divulgada pela SBPC no JC Notícias e em suas redes sociais – Facebook, Twitter e Instagram. Acompanhe e participe!

Fonte: SBPC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]