Carta aos Presidenciáveis

Publicado em 24 de agosto de 2022 às 15h54min

Tag(s): Eleições Proifes-Federação



O PROIFES-Federação, que congrega sindicatos representantes de docentes de instituições federais de ensino, em seu último Encontro Nacional, realizado em julho deste ano, aprovou por unanimidade a defesa da democracia como valor fundamental da sociedade brasileira e assumiu o compromisso de rejeitar toda e qualquer forma de violência neste contexto eleitoral que atravessamos. Defendemos, ademais, as eleições livres e reconhecemos o sistema eleitoral brasileiro
como absolutamente confiável e seguro. Nesse sentido, estamos engajados na luta pela construção e pelo fortalecimento de uma democracia estável, justa, solidária e comprometida com a redução das desigualdades do nosso país.

A democracia é a maior expressão da liberdade de um povo e sua consolidação se dá por meio do direito à cidadania que, por sua vez, encerra o próprio direito à vida: segurança alimentar, acesso a saúde, educação, moradia, emprego digno, entre outros, são direitos cidadãos consagrados na nossa Constituição. De modo específico, queremos destacar a importância da Educação pública e gratuita para a concretização desses preceitos constitucionais mais caros à sociedade brasileira.

A Educação se constitui em um direito social e, como tal, deve ser de responsabilidade do Estado tanto garantir sua oferta a todos os setores da população quanto financiar sua realização, sempre a partir do comprometimento com causas e interesses coletivos.

Nesse horizonte, as Universidades e Institutos Federais são fundamentais para o desenvolvimento e a soberania do Brasil. São instituições únicas que dependem do Estado brasileiro para desempenharem seu papel na produção de conhecimento, em particular em ciência, tecnologia e inovação, e na formação de profissionais qualificados. As Universidades e Institutos Federais são, por isso, peças-chave para a democratização de acesso à Educação, a superação das desigualdades e a produção de conhecimento científico e tecnológico, motivos pelos quais têm o potencial de contribuir de forma decisiva para a transposição da profunda crise que que o país atravessa.

Na defesa da Educação pública, gratuita, laica, inclusiva, de qualidade e socialmente referenciada é que instamos Vossa Senhoria a assumir, desde já e publicamente, seu compromisso com a rede federal de ensino, afirmando seu empenho em prover as condições que possibilitem o pleno desenvolvimento e o fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão nela desenvolvidas, bem como a valorização do trabalho de servidoras e servidores docentes e
técnico-administrativos que se desempenham nessa rede.

Esperamos encontrar repercussão desses pleitos junto a seu programa de governo e temos a expectativa de sua manifestação pública de concordância e apoio a essas proposições, por meio de sua assinatura de compromisso com este documento.

Nos despedimos saudando o processo democrático das eleições em nosso país e reafirmando o compromisso de nossa entidade com a legítima manifestação da vontade do povo brasileiro, expressa pelo voto direto.

 

Conselho Deliberativo do PROIFES-Federação
23 de agosto de 2022
ADURN Sindicato
84 3211 9236 • secretaria@adurn.org.br