Sete de Setembro em Natal terá Grito dos Excluídos na Ribeira com denúncia contra fome e defesa da democracia

Publicado em 06 de setembro de 2022 às 15h17min

Tag(s): Manifestação



Foto: Comunicação do MST no RN

 

Desde 1995, paralelo aos desfiles cívicos do 7de setembro, integrantes de movimentos sociais, religiosos, estudantis e sindicais se reúnem no “Grito dos Excluídos”, um ato de denúncia contra a fome, a miséria, concentração de renda e injustiças sociais. Mas, este ano, além das questões sociais e econômicas, durante os atos, que serão realizados em todo o país, também será levantada a bandeira da defesa da democracia. Em Natal, a concentração da manifestação será na Praça Augusto Severo, na Ribeira, a partir das 9h da manhã desta quarta (07). 

Este é o 28º ano que o manifesto é realizado. Dessa vez, o grupo usa a data simbólica do Sete de Setembro para questionar: independência para quem? Uma pergunta cuja resposta parece não interessar a todo mundo. Pelo menos, não àqueles que tiram proveito da atual situação de ameaça constitucional, agravamento das desigualdades sociais, concentração de renda e, consequentemente, da fome. 

Depois de 28 anos, o Brasil voltou a fazer parte do “Mapa da Fome” da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2021 em consequência do corte de recursos e desmantelamento de políticas públicas voltadas para a área social.  De acordo com o relatório da ONU sobre a Situação da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo, o número de brasileiros e brasileiras que não sabem quando vão fazer a próxima refeição está acima da média nos outros países. 

Fonte: Saiba Mais

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]