Reunido em Recife/PE, Pleno do FNPE avalia positivamente a CONAPE 2022 Previous

Publicado em 18 de setembro de 2022 às 08h46min

Tag(s): Conape FNPE PROIFES



Na tarde deste sábado (17), paralelamente ao Encontro Regional da Rede de Trabalhadoras em Educação da América Latina, o Pleno do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) se reuniu para discutir e encaminhar os últimos detalhes da atividade político-cultural que ocorre neste domingo (18), em celebração ao centenário de Paulo Freire, e realizar uma avaliação sobre a Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE), que aconteceu no mês de julho, na cidade de Natal/RN.

Para a coordenadora do Fórum Estadual de Educação (FEE) do Rio Grande do Norte, Rute Régis, a conferência foi um sucesso e atingiu o seu objetivo. Ela definiu o evento como “extremamente importante para o estado e para o país”. O coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE/RN), Bruno Vital, também fez uma avaliação positiva da CONAPE. “No final a esperança venceu o medo”, afirmou.

Responsável pela condução do comitê organizador de um dos momentos mais importantes da CONAPE, a marcha de abertura, o ADURN-Sindicato esteve representado na reunião pela diretora Gilka Pimentel e pelo diretor Darlio Inácio. O dirigente aproveitou a oportunidade para falar sobre o trabalho que realizou em conjunto com o PROIFES e com as demais entidades que integram o FNPE na organização do evento. 

Presidente interino do PROIFES-Federação e diretor do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte iniciou sua intervenção falando aos presentes sobre o histórico de luta e resistência. que Natal possui, “foi sede de um governo popular revolucionário em 1935, foi o lugar onde foi implementada a política de Paulo Freire, teve um governo socialista em 1960, então Natal é uma cidade que tem esse passado”.

Lembrando que atualmente a capital Potiguar é um reduto bolsonarista, Duarte ressaltou a coragem das entidades em realizar o evento no local. “Essa coragem também é da nossa Federação. Uma Federação que é nova, com apenas 8 anos, e nós mergulhamos de corpo e alma na CONAPE”, disse. Lembrando do professor Nilton Brandão, presidente do PROIFES afastado para tratar de assuntos pessoais, Wellington afirmou que “o PROIFES não apenas está com a CONAPE, ele pertence à CONAPE e vai contribuir com o que puder no ano que vem, pois ainda teremos muitas lutas”, concluiu.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]