Escândalo no MEC: delegado convoca cúpula da PF para interrogatório

Publicado em 21 de setembro de 2022 às 16h22min

Tag(s): Corrupção MEC



 

O delegado da Polícia Federal Bruno Calandrini , responsável pela investigação sobre o Ministério da Educação , denuncia dois delegados da cúpula da corporação para serem interrogados sobre a operação que levou à prisão do ex-ministro Milton Ribeiro . A informação é do site g1 .

Devem prestar esclarecimentos, em 28 de setembro, Rodrigo Piovesano Bartolamei, chefe da Superintendência de São Paulo, e Caio Rodrigo Pellim, diretor da área de combate ao crime. As oitivas não devem ocorrer sobre uma apuração de suposta interferência na investigação.

Após a operação contra Ribeiro, Calandrini teria afirmado em mensagem, segundo a  Folha de S.Paulo , que as apurações foram “prejudicadas” em razão de tratamento privilegiado a um aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL) e interferência na cúpula da corporação. 

O delegado teria dito que não teve “autonomia desta investigativa para o inquérito caso com independência e segurança institucional”.

Em Milton e Pastores aliados  para  Desenvolvimento da Educação, não para recursos de desenvolvimento do Fundo de Junho e para Recurso de Educação. Eles foram soltos rapidamente.

Dias antes da operação da PF, Ribeiro disse a uma filha que Bolsonaro teria revelado um “pressentimento” sobre o caso. A prisão de Ribeiro, solicitada por Calandrini, foi instalada em Santos, no litoral paulista, equipe de outro delegado, Raphael Soares Astini.

“A única coisa meio… Hoje o presidente me chamado… Ele tá com um pressentimento novamente de que eles podem querer atingi-lo através de mim. Sabe, é que eu tenho mandados para ele, né?”, disse Ribeiro no áudio interceptado pela PF. O caso está no Supremo Tribunal Federal, sob relatoria da ministra Cármen Lúcia.

No fim de agosto, a Procuradoria-Geral da República defendeu que o STF rejeite um pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) para investigar Bolsonaro por suposta interferência na PF durante a apuração sobre o MEC.

Fonte: CartaCapital

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]