Em evento presencial, Andréa Diniz lança obra que relata êxito de práticas pedagógicas nas escolas municipais de Natal

Publicado em 26 de setembro de 2022 às 17h08min

Tag(s): Educação Lançamento Literário NEI



“Sucesso Escolar: boas práticas e reflexões” é o título do livro escrito pela professora Andréa Diniz e que será apresentado ao público em um lançamento presencial. O evento acontecerá no  05 de outubro, às 19h30, na Casa Séfora, em Tirol. A obra é resultado de uma pesquisa desenvolvida pela autora em escolas públicas da capital potiguar e que, como o próprio título sugere, aborda práticas exitosas desenvolvidas nesses espaços.

O livro já havia sido lançado remotamente, em 2021, por meio do projeto “Encontros e Conversas” realizado pela Cooperativa Cultural Universitária em parceria com o ADURN-Sindicato.

A apresentação da obra destaca que “a escola pública brasileira transita entre conflitos de retrocessos e outros de avanços. Constatamos que os obstáculos sociais, culturais, políticos e econômicos fragilizam o sistema de ensino e comprometem a qualidade da educação no país (Brasil) [...]. Porém, na contramão desse contexto, nosso trabalho de investigação busca revelar práticas pedagógicas de sucesso em escolas públicas do Ensino Fundamental no município de Natal.”

Voltado para professores, coordenadores e diretores de escolas da Educação Básica, além de pais de alunos e interessados em Educação de um modo geral, “Sucesso Escolar” começou a ser organizado em 2019 e foi impresso pela Editora e Gráfica Pirâmide ainda em 2020. 

Ao longo de sua pesquisa Andréa Diniz foi orientada pela professora Helena Peralta, docente e pesquisadora da Universidade de Lisboa. Já o prefácio da obra foi elaborado pelo pesquisador português António Novoa, embaixador de Portugal junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Sobre Andrea Diniz

Andréa Morais Diniz é pedagoga e mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especialista em Gestão de Recursos Humanos pela mesma universidade, especialista em Psicopedagogia pela Escuela Psicopedagogica de Buenos Aires (Argentina) e pós graduada em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa.

Atuou como professora, coordenadora e diretora do Núcleo de Educação Infantil da UFRN (NEI) entre os anos de 1994 e 2018. É Consultora pedagógica nas áreas de currículo, práticas pedagógicas e avaliação da aprendizagem.

Serviço: 

Lançamento do livro: Sucesso Escolar: boas práticas e reflexões

Quando? Dia 05 de outubro de 2022

Que horas? Das 19h30 às 21h

Onde? Av. Afonso Pena, 1204, Tirol - Natal/RN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]