Repúdio ao Confisco na Educação: Institutos Federais têm 147 milhões contingenciados nesta quarta

Publicado em 06 de outubro de 2022 às 17h05min

Tag(s): Cortes na Educação Manifestação Sindiedutec



Na última quarta (5), o presidente Jair Messias Bolsonaro, em plena campanha eleitoral e há menos de um mês do segundo turno, realizou novo corte de orçamento, em que serão afetados os institutos e universidades federais, além da CAPES. O ato, classificado pelo governo federal como contingenciamento, não tem data prevista para devolução do dinheiro ao setor. Esta inexecução do orçamento atinge linearmente 5,8% da verba pra as instituições acima citadas e somada aos cortes anteriores, atinge um total de 300 milhões de reais a menos para os Institutos Federais só em 2022.

 

Image

 

Em nota, a CONIF declarou que a iniciativa prejudica majoritariamente os alunos mais desassistidos e que dependem de bolsas, auxílios e outras políticas de inclusão e permanência em meio acadêmico. “Transporte, alimentação, internet, chip de celular, bolsas de estudo, dentre outros tantos elementos essenciais para o aluno não poderão mais ser custeados pelos Institutos Federais, pelos Cefets e Colégio Pedro II, diante do ocorrido”, versa o documento.

Em resposta, a UNE organiza desde a última noite, uma semana de mobilizações e guro pelas instituições afetadas – de 10 a 17 de outubro – seguidas de ato nacional, a ser realizado no dia 18.

 

Image

 

A ANDIFES declarou, por meio de seu presidente e reitor da UFPR, Ricardo Marcelo, que essa é uma medida que, na prática, inviabiliza o funcionamento das universidades e institutos federais. A Associação se reuniu na manhã desta quinta (6) com seu conselho pleno e na parte da tarde realizou coletiva de imprensa.

O SINDIEDUTEC repudia veementemente a retaliação do presidente contra o funcionalismo público e em especial aos servidores e servidoras da Educação. A nossa entidade de classe reafirma seu compromisso na luta pela Educação e se coloca a disposição dos servidores e da sociedade brasileira para compor esta luta.

Fonte: Sindiedutec

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]