Comunidade universitária dialoga sobre assédio moral e sexual

Publicado em 26 de outubro de 2022 às 11h57min

Tag(s): Assédio Encontro UFRN universidade



Foto: Antônio Netto – Funpec

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou, na tarde da terça-feira, 25, o evento Diálogos: prevenindo e enfrentando o Assédio Moral e Sexual no âmbito universitário. A iniciativa da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), em parceria com a Fundação Norte-Riograndense de Pesquisa e Cultura (Funpec), integra a programação do Mês do Servidor para sensibilizar e educar a comunidade universitária sobre o assunto em discussão. 

O momento contou com palestra do professor da UFRN e juiz do Trabalho do RN, Zeu Palmeira Sobrinho, que expôs o que configura e como ocorre o assédio moral no ambiente de trabalho. Em seguida, a professora da UFRN e promotora de Justiça de Defesa da Mulher, Érica Canuto Veras, ministrou palestra sobre assédio sexual e outras violências de gênero, a partir de um levantamento sobre a situação da mulher na sociedade e informações do ponto de vista criminal.

Na oportunidade, Érica Canuto destacou a importância de a UFRN abrir espaço para combater e discutir sobre assédio moral e sexual. A mesma opinião foi compartilhada pela representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Laura Ravana, que participou da cerimônia de abertura juntamente com a reitora em exercício da UFRN, Jeanete Alves Moreira, a pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFRN, Mirian Dantas dos Santos, e o diretor-geral da Funpec, André Laurindo Maitelli.

De acordo com Mirian Dantas, a abordagem da temática precisa estar presente na instituição, a fim de gerar um ambiente onde as pessoas se sintam seguras para denunciar qualquer tipo de violência sofrida no âmbito universitário. “Que possamos falar sobre isso, construir soluções e enfrentar a questão”, destacou. 

O evento ainda contou com um segundo momento, de apresentação das boas práticas na UFRN e na Funpec para prevenção e enfrentamento ao assédio moral e sexual. Atualmente, a UFRN desenvolve ações como a Comissão de Humanização das Relações de Trabalho; capacitações sobre temáticas ligadas à prevenção de violências; e a cartilha “Assédio Moral – Conheça e aprenda a combater, além do Grupo de Trabalho pelo Enfrentamento ao Assédio Sexual na UFRN, instituído em junho deste ano, com o objetivo de identificar e sugerir medidas institucionais de curto, médio e longo prazo para prevenir e combater o assédio sexual e outras violências de gênero. 

 

Fonte: portal da UFRN 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]