Câmara entrega Prêmio Darcy Ribeiro de Educação na próxima semana

Publicado em 16 de novembro de 2022 às 11h37min

Tag(s): Câmara dos Deputados Educação Premiação



Educação - geral - sala de aula - magistério - professor - estudante com a mão levantada em durante aula
Foto: Agência Câmara de Notícias 

A Câmara dos Deputados realiza na próxima terça-feira (22) a cerimônia de entrega do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2022. O prêmio é concedido anualmente, pela Comissão de Educação e pela Mesa Diretora, a três pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque na defesa e promoção da educação no Brasil.

Neste ano, a premiação será concedida às seguintes instituições:

  • Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação (Conif). Formado por 41 instituições – 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II – e atua no debate e na defesa da educação pública, gratuita e de excelência.
  • Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Criada em 1986, a escola nasceu com a promessa de transformar a cultura e o modelo mental de cada agente público, com a missão de formar e desenvolver pessoas capazes de inovar, alcançar resultados e servir à sociedade.​
  • Todos pela Educação. Organização sem fins lucrativos que busca mudar a qualidade da educação básica no Brasil.

A cerimônia está marcada para as 15 horas, no Salão Nobre.

Darcy Ribeiro
Antropólogo, escritor e político, Darcy Ribeiro foi um dos principais intelectuais brasileiros, fundador da Universidade de Brasília (UnB). Nascido em Montes Claros (MG), em 1922, formou-se pela Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo (USP) em 1946. Como etnólogo do Serviço de Proteção ao Índio, passou períodos com diversas tribos indígenas.

Foi ministro da Educação (1962-1963) e chefe da Casa Civil da Presidência da República (1963-1964). Como vice-governador do Rio de Janeiro (1983-1987), implantou os Centros Integrados de Ensino Público (Cieps). De 1991 até sua morte, em 1997, foi senador pelo Rio de Janeiro.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

ADURN Sindicato
84 3211 9236 • secretaria@adurn.org.br