Meninas potiguares participam de projeto que incentiva mulheres na ciência

Publicado em 16 de janeiro de 2023 às 10h16min

Tag(s): Ciência Educação



 

O Programa Futuras Cientistas selecionou cinco alunas do Ensino Médio do Rio Grande do Norte para uma imersão na área científica. A iniciativa busca contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional e incentivar o ingresso das garotas nas ciências exatas e engenharias. 

As alunas vão atuar na pesquisa intitulada Utilização de Matéria Prima Regional para Gerar Produtos Nutricionais, para o desenvolvimento de alimentos sem glúten. Quem estará à frente é a professora e pesquisadora da Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Potiguar (PPGB/UnP), Dra. Maria Aparecida Medeiros Maciel.

As cinco alunas potiguares do ensino médio selecionadas pela coordenação geral do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE) são Maria Eduarda de Almeida Bezerra, aluna da Escola Estadual Santos Dumont (Jardim Planalto, Parnamirim); Dandara Clarice Felix Targino & Letícia Nicole Ferreira de Araújo, alunas da Escola Estadual Dr. Antônio de Sousa (Parnamirim/RN) e Mariana Vitória Lima da Silva & Kelly Claire Alves Do Nascimento, alunas da Escola Estadual Professor Paulo Freire (Baía Formosa).

“Na pesquisa, novos produtos alimentícios isentos de glúten serão obtidos a partir da espécie Manihot esculenta Crantz (macaxeira), que foi escolhida por possuir elevado valor nutricional. A raiz deste alimento é a parte da planta mais utilizada e possui um alto teor de amido, com elevado valor energético (30% de carboidratos)”, detalha Maria Aparecida.

Alunas selecionadas cumprirão cronograma teórico e prático

No início do projeto, que começou na primeira semana de janeiro deste ano, as alunas tiveram encontros remotos, em que também assistiram palestras e realizaram discussões. 

Na fase prática, que começou na quinta (12) e segue até o dia 23, as alunas vão realizar análises destinadas à verificação da composição química dos insumos, valor alimentício e calórico, propriedades físicas, químicas, toxicológicas e sua ação no organismo. Esta fase é chamada de Análise Bromatológica e acontece nos laboratórios da UnP da Unidade Salgado Filho.

Além da docente Maria Aparecida, a pesquisa conta com parceria de Rosildo da Silva (doutorando do PPGB-UnP), Ionne Martins Soares Dantas (mestranda do PPG-CTI-UFRN) e Dra. Amália Cínthia Meneses do Rêgo (Coordenadora do PPGB-UnP).

O Programa Futuras Cientistas é uma iniciativa do Cetene, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). 

“Esta oportunidade permitirá uma maior proximidade das participantes nas áreas das ciências, engenharia, matemática e tecnologia. Além de estreitar ainda mais os laços das universidades com as escolas”, destaca Maria Aparecida.

Fonte: Saiba Mais

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]