Proifes-Federação debate demandas dos docentes federais com Lula e Luiz Marinho, nesta quarta-feira (18)

Publicado em 17 de janeiro de 2023 às 12h06min

Tag(s): Docentes Encontro Sindical Governo Lula Proifes-Federação



O Proifes-Federação vai se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, nesta quarta-feira (18). O encontro será o primeiro de Lula com representantes dos trabalhadores desde a sua posse, e contará com a presença de cerca de 500 dirigentes sindicais, no Palácio do Planalto, em Brasília.

O tesoureiro do Proifes-Federação, professor Flávio Silva, representará a entidade na reunião. Ele lembra a importância de retomar o diálogo entre os representantes da Educação e do Governo federal. “A vitória de Lula reacende a esperança de retomada do processo de reconstrução democrática, tendo a educação como instrumento de transformação no país. É grande a nossa expectativa para que haja um diálogo proveitoso, com o objetivo de buscar encaminhamentos para as demandas dos professores federais”, diz.

Entre as pautas da reunião, vão ser debatidas as questões trabalhistas, no que se refere às condições de trabalho e salarial dos docentes federais. O representante da federação destaca ainda o descaso do Governo Bolsonaro em relação à reposição salarial da categoria: "Estamos há mais de cinco anos sem receber qualquer reajuste. Além disso, os professores federais já acumulam perdas inflacionárias de 40%. Nossa pauta nunca foi recebida pelo último governo. Não podemos aceitar e vamos continuar lutando por nossos direitos nessa atual gestão".

 

Com informações do Adufg Sindicato

ADURN Sindicato
84 3211 9236 • secretaria@adurn.org.br