Janeiro Branco na UFRN aborda TDAH em adultos e memória

Publicado em 24 de janeiro de 2023 às 10h26min

Tag(s): Saúde UFRN



Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em adultos e memória e direitos do idoso. Essas são as temáticas abordadas nesta semana pela campanha Janeiro Branco na UFRN 2023, que está em sua oitava edição. As ações acontecem presencialmente, uma no Serviço de Psicologia Aplicada (Sepa) e a outra no Instituto do Envelhecer (IEN), ambos localizados no Campus Central, em Natal.

 

 

A Roda de Conversa sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em adultos acontece nesta terça-feira, 24, das 14h às 16h, no Sepa. A atividade será conduzida por Danielle Garcia e Ediana Gomes e tem como público-alvo pessoas com diagnóstico ou suspeita de TDAH ou pessoas que convivem com pessoas com TDAH. O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade recebe uma atenção especial quando se fala em crianças, no entanto, adultos também podem sofrer com essa condição. Muitas vezes o diagnóstico não ocorreu na infância e alguns comportamentos podem afetar relacionamentos e rendimento escolar ou profissional.

Outra ação da semana promovida pela campanha é Memorizando direitos, atividade que acontece na sexta-feira, 27, das 9h às 12h, no Instituto do Envelhecer (IEN), sob coordenação de Donalia Nobre, Malena Targino de Oliveira, Bruna Luiza Morais Fernandes e Ana Paula Camilo de Souza. 

Elas consideram que uma boa memória é um bom indicativo de uma boa saúde mental, bem como o conhecimento sobre os direitos que possuímos, especialmente referentes a políticas públicas. Na atividade, direcionada principalmente para idosos e cuidadores, as facilitadoras unem os conhecimentos relacionados aos idosos em um jogo de memória, tornando a atividade divertida e com potencial para a busca de direitos e de boa saúde mental. O jogo foi criado pelas facilitadoras durante o processo de estágio no Instituto do Envelhecer (IEN).

 

A campanha é promovida pelo Sepa, em parceria com a Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS), ligada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), Instituto do Envelhecer (IEN), Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA) e Centro de Referência em Direitos Humanos Marcos Dionísio (CRDHMD). Para as ações em 2023, voltadas para a saúde mental, já aconteceram bate-papos, cine-debate e oficina de mandala, com encerramento da campanha no dia 31 de janeiro.

Fonte: Portal da UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]