UFRN é apontada entre as melhores do Brasil e da América Latina

Publicado em 16 de fevereiro de 2023 às 10h41min

Tag(s): Educação Pública Premiação UFRN Universidades Públicas



A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi apontada como a segunda melhor do Nordeste do país, entre as 13 melhores instituições de ensino superior do Brasil e como a 21ª da América Latina pelo Webometrics Ranking of World Universities. O estudo espanhol avaliou cerca de 31 mil instituições de ensino superior de mais de 200 países.

Na edição 2023 do ranking, a UFRN ficou atrás apenas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), entre as instituições de ensino do NE. No panorama nacional, ficou em 8° lugar entre as universidades federais e em 13ª colocação entre todas as instituições de ensino superior do Brasil. A avaliação é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, grupo do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), que é considerado o maior órgão público de pesquisa da Espanha. Criado em 2004 e com presença em mais de 200 países, o estudo utiliza indicadores webométricos e bibliométricos.

Com o objetivo de incentivar o acesso aberto ao conhecimento gerado pelas universidades, o ranking considera como indicadores a visibilidade (impacto do conteúdo na internet), a excelência (principais artigos citados) e a transparência ou abertura (principais pesquisadores citados). Confira o site do Webometrics Ranking of World Universities.

 

Fonte: porta da UFRN 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]