Reajuste das bolsas indica retomada da valorização da inteligência pelo Poder Público Federal, afirma SBPC em nota

Publicado em 23 de fevereiro de 2023 às 14h44min

Tag(s): CNPq Reajuste SBPC



A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) cumprimenta o Governo Federal e, em particular, os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, bem como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pelo reajuste anunciado nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, nas bolsas do CNPq e da CAPES e também nas taxas de bancada. Depois de quase dez anos sem recomposição do seu valor, esse reajuste constitui uma notícia auspiciosa para a ciência no Brasil e indica a retomada da valorização da inteligência pelo Poder Público Federal.

Porém, importa salientar que, mesmo depois desse aumento, os valores ainda são insuficientes para a manutenção digna da maior parte dos estudantes, já que a defasagem é mais expressiva do que os índices concedidos. O número de bolsas também não consegue atender à demanda qualificada do sistema de pesquisas brasileiro, e uma maior disponibilidade de concessões se faz necessário.

Esperamos que, nos próximos meses, o Governo Federal proceda o reajuste também das Bolsas de Produtividade em Pesquisa, bem como reveja a questão das taxas de bancada, que auxiliam na participação de pesquisadores e estudantes em congressos e na aquisição de pequenos materiais de consumo.

Sugerimos também que haja um compromisso de aumentos anuais nos valores das bolsas, pelo menos de acordo com os índices inflacionários.

São Paulo, 17 de fevereiro de 2023

Diretoria da SBPC

Fonte: SBPC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]