UFRN lança campanha de prevenção e enfrentamento ao assédio sexual

Publicado em 27 de fevereiro de 2023 às 11h54min

Tag(s): Assédio Campanha UFRN



A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lança, nesta segunda-feira, 27, a campanha de prevenção e enfrentamento ao assédio sexual e outras violências de gênero na instituição. A ação, intitulada A UFRN e você no enfrentamento ao assédio sexual e outras violências de gênero. Não ao assédio sexual!, tem início com a publicação de banners educativos nos sistemas integrados; a oferta de capacitações sobre o tema; lançamento de cartilha institucional sobre assédio sexual e outras violências de gênero; além da divulgação do relatório com os resultados da consulta pública, realizada no final de 2022, pelo Grupo de Trabalho (GT) pelo Enfrentamento ao Assédio Sexual e Outras Violências de Gênero.

Os banners apresentam as principais informações sobre assédio sexual, assim como divulgam a capacitação a distância Enfrentamento ao Assédio Sexual e Outras Violências de Gênero na UFRN, voltada aos servidores docentes e técnico-administrativos da UFRN, que terá a primeira turma ainda em março. As inscrições para a capacitação estão disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), nas abas Menu Servidor – Capacitação – Inscrições – Realizar Inscrição.

A cartilha explica os principais conceitos relativos ao assédio sexual e violências de gênero e detalha como identificar e agir para denunciar práticas de assédio ou importunação sexual, dentro ou fora da UFRN. O conteúdo foi escrito pela docente do Departamento de Direito da UFRN, Mariana de Siqueira, e revisado por membros do GT e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp).

De acordo com a coordenadora do GT e psicóloga da Progesp, Julliana Paiva, a cartilha tem como objetivo informar, esclarecer os principais conceitos sobre a temática, mostrar os caminhos possíveis para denúncia e busca de acolhimento. Além disso, apresenta as consequências para todos os envolvidos, como forma de prevenir e assumir o compromisso institucional de enfrentamento ao assédio sexual e outras violências de gênero na instituição.

“O melhor caminho para prevenir é educar e se posicionar firmemente sobre esse assunto, reforçando o compromisso da UFRN pela prevenção e pelo enfrentamento ao assédio sexual”, afirma Julliana Paiva, que atribui as iniciativas como resultados do trabalho coletivo entre GT, Progesp, Secretaria de Educação a Distância (Sedis) e de diversos colaboradores. 

A campanha e os materiais informativos construídos por essas unidades são uma resposta direta à consulta pública conduzida pelo GT, onde aparecem como umas das principais sugestões dos participantes para ações institucionais sobre a temática. Com mais de 3 mil respostas, a consulta à comunidade universitária aconteceu entre setembro e outubro de 2022, a fim de conhecer as percepções e vivências sobre o assédio sexual e outras violências de gênero na sociedade e na UFRN.

O relatório com os dados do levantamento será organizado em duas versões, uma  resumida, que já está disponível, e outra mais detalhada, em processo de editoração, para que as pessoas acessem de acordo com o seu interesse. Julliana Paiva explica que, além de servir de retorno para a comunidade, o relatório dispõe de valiosas informações para orientar a UFRN sobre como fortalecer o processo de prevenção e enfrentamento, os principais desafios e como melhorar a denúncia e o acolhimento. “Temos bastante material para trabalhar e fortalecer cada vez mais o processo”, finaliza.

A cartilha, o relatório da Consulta Pública e os banners podem ser acessados neste link do Portal da Progesp.

 

Fonte: portal da UFRN. 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]