UFRN estuda tratamento para depressão bipolar

Publicado em 09 de março de 2023 às 16h35min

Tag(s): Psicologia Saúde UFRN



Pesquisa desenvolvida no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol/UFRN) investiga um tratamento auxiliar para a depressão bipolar tipo 2. Intitulado Depressão bipolar e toxina botulínica, o estudo busca voluntários e recebe pacientes atualmente com o transtorno, bem como seus acompanhantes e profissionais interessados em indicar tal terapia.

Muito popular por sua aplicação em procedimentos estéticos, a toxina botulínica também é utilizada em tratamentos neurológicos. Nesse ensaio clínico, os cientistas querem observar o potencial da substância como auxiliar na melhora dos sintomas depressivos, conforme explica Nicole Galvão-Coelho, professora e pesquisadora do Departamento de Fisiologia e Comportamento (DFS/UFRN) e uma das colaboradoras do estudo.

“Hoje existem algumas opções terapêuticas disponíveis para o tratamento desse transtorno, mas, com evidência para qualificar como primeira linha, só temos o fármaco oral. Nossa pesquisa propõe que o uso da toxina botulínica vai auxiliar a ação da medicação convencional, sendo um tratamento adjuvante, com baixo efeito colateral sistêmico e menos interação farmacológica”, detalha.

Em 2018, a Associação Brasileira de Transtorno Bipolar estimava em cerca de 4% da população adulta mundial a quantidade de pessoas convivendo com o transtorno, sendo aproximadamente 6 milhões no Brasil. Assim, o estudo envolvendo esses pacientes se mostra fundamental diante da prevalência do espectro bipolar e de suas consequências, como a perda de anos de vida e os gastos diretos e indiretos.

“Quando falamos do transtorno afetivo bipolar, o humor anormal mais predominante é a depressão, sendo os sintomas depressivos três vezes mais comuns do que os sintomas maníacos e hipomaníacos. Além disso, o risco de suicídio é substancialmente maior durante episódios depressivos”, explica a professora Nicole Galvão-Coelho.

Para participar do estudo, os profissionais médicos e os pacientes precisam entrar em contato com a equipe que conduz a pesquisa, bastando enviar um e-mail para o endereço [email protected]. Além de Nicole Galvão-Coelho, colaboram com o trabalho Emerson Arcoverde e Maria Luíza Gurgel, do Departamento de Psiquiatria do Huol, e Rodrigo Alencar, do Departamento de Neurologia do Huol.

Fonte: Portal da UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]