UFRN recebe certificado Selo ODS Educação

Publicado em 09 de março de 2023 às 16h48min

Tag(s): UFRN



 

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu, na tarde desta quinta-feira, 9 de março, a certificação do Selo ODS Educação, em cerimônia realizada na Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB). O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, esteve presente na solenidade, bem como cumpriu agenda em outros compromissos institucionais, como a posse do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, e uma audiência no Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI).

A certificação do Selo ODS Educação visa reconhecer projetos que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e estimular a participação de instituições de educação em iniciativas voltadas às metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta primeira edição da certificação, 17 instituições de ensino no país foram certificadas, com um total de 241 impactos sociais, por meio de 126 projetos desenvolvidos por unidades de ensino públicas e privadas. Os participantes tiveram que atender a critérios como cadastrar projetos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, promover atividades/espaços de discussão sobre ODS na instituição, além de demonstrar a contribuição na melhoria do ODS 4 – Educação de qualidade.

Na UFRN, são realizadas diversas ações nessa perspectiva, como exemplo há a vinculação do Plano de Gestão e do Plano de Logística Sustentável aos ODS e a seleção em editais de bolsas de extensão, que  observa, como critério obrigatório, o desenvolvimento de iniciativas ligadas aos ODS. “Na missão da UFRN, um dos nossos compromissos prioritários é a sustentabilidade socioeconômica. Para tanto, nosso planejamento e nossas ações acadêmicas e de gestão são pautadas nas demandas da sociedade, visto que temos uma universidade socialmente referenciada e que preza pela responsabilidade social”, explicou o reitor Daniel Diniz.

 Agenda em Brasília

 

 

Além da cerimônia de certificação do Selo ODS Educação, o reitor Daniel Diniz participou, na início da manhã desta quinta-feira, 9, da solenidade de posse do novo presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, visto que a UFRN tem três hospitais: Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) e Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab). No final da manhã, o gestor esteve ainda em audiência com a chefe de Gabinete da Secretaria Executiva do MCTI, Luiza Rangel, para tratar sobre projeto do Instituto Internacional de Física (IIF-UFRN).

Fonte: Portal da UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]