DAS divulga locais de vacinação itinerante contra febre amarela

Publicado em 10 de março de 2023 às 15h29min

Tag(s): UFRN Vacinação



A campanha itinerante de intensificação da vacinação contra a febre amarela divulga o calendário de locais a serem visitados na próxima semana. Promovida pela Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (DAS), por meio da Divisão de Saúde (Dasa), vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), a ação é aberta a toda a comunidade de servidores, alunos e terceirizados da UFRN. As visitas agendadas nos setores da UFRN estão sendo divulgadas no Instagram da DAS.

Nesta segunda-feira, 13, a equipe da campanha vai aplicar o imunizante na Sala 1, do Departamento de Enfermagem, das 8h30 às 11h, atendendo os servidores da Escola de Saúde, Departamento de Nutrição e Departamento de Enfermagem. Na terça-feira, 14, será a vez de a equipe atender no Auditório do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), aplicando o imunizante nos servidores do setor e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). A vacina será aplicada das 8h às 11h. Na quarta-feira, 15, a ação será realizada no Departamento de Odontologia (Clínica I e DOD), das 8h30 às 11h. 

Na UFRN, a vacinação também pode ser efetuada na DAS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h (sendo o atendimento de crianças menores de nove anos exclusivamente no turno da manhã). Já para pessoas com idade acima de nove anos, a vacinação ocorre nos dois turnos. A vacina também está disponível em todas as unidades de saúde do país.

A imunização é recomendada para a população de 9 meses até 59 anos, 11 meses e 29 dias sem vacinação anterior. Para as pessoas idosas e imunossuprimidas, e com alergia aos componentes da vacina (ovo, eritromicina, sacarose…) não devem receber a dose sem antes fazer avaliação do risco X benefício, com profissional da saúde (médico). Para gestantes e lactantes é contraindicada. O esquema vacinal para crianças com menos de quatro anos são duas doses aplicadas e para pessoas de cinco anos até 59 é uma única dose.

Para tomar a vacina, é preciso comparecer aos pontos de vacinação com os seguintes documentos: CPF, cartão de vacina e, se idoso ou imunodeprimido, estar com recomendação médica. Mais informações ou dúvidas, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou telefone 3342-2330, ramal 371 ou 375. A ação é realizada com a parceria da Escola de Saúde da UFRN. 

A UFRN recomenda que a comunidade universitária atualize o cartão vacinal preferencialmente antes do retorno às aulas. A orientação da imunização contra febre amarela ocorre devido à expansão da circulação viral da doença no país que vem sendo observada nas últimas décadas. 

No RN, no final do ano de 2022 e no mês de janeiro de 2023, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) recebeu o comunicado do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ) de dois casos com resultado sugestivo de febre amarela em primatas (febre amarela silvestre), sendo um confirmado e outro em análise.

Fonte: Portal da UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]