A luta desigual contra a desinformação

Publicado em 30 de março de 2023 às 14h20min

Tag(s): Acesso à informação Ciência e Tecnologia



Uma nova rodada de vacinação contra a covid-19 teve início em janeiro com a dose bivalente e já mobilizou dois exércitos: o dos espalhadores de notícias falsas e o dos grupos que tentam conter esses ataques.

O combate a desinformação e fakenews sobre as vacinas é um dos grandes desafios da saúde pública no Brasil, assunto da reportagem de capa da nova edição do Jornal da Ciência especial. A luta é muito desigual e o lado que tenta conter a desinformação carece de suporte, na visão de que esteve na linha de frente da batalha como a bióloga Ana Arnt, professora do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que coordenou a campanha “Todos pela Vacina”.

“É preciso uma ação centralizada contra a desinformação”, recomenda Arnt. Para o professor Dalby Dienstbach Hubert, da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getúlio Vargas (ECMI-FGV), o debate sobre saúde pública nas redes sociais hoje está mais pulverizado.

Leia a reportagem completa na nova edição do Jornal da Ciência especial, disponível para download gratuito. Baixe o seu exemplar e boa leitura!

Fonte: SBPC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]