Cada vez menos jovens têm seguido uma carreira na Ciência, alerta presidente da Fapesp

Publicado em 31 de março de 2023 às 13h56min

Tag(s): Ciência Pesquisa Científica



Cada vez menos jovens têm seguido uma carreira na Ciência, alerta presidente da Fapesp

 

Cada vez menos jovens têm seguido uma carreira na Ciência. É o que alerta o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Marco Antonio Zago, em entrevista ao Jornal da Ciência. Sua preocupação é fundamentada em dados. Os cortes orçamentários, que se agravaram desde 2015, prejudicaram o sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil. Em 2019, a taxa de desemprego entre pesquisadores em início de carreira no Brasil já era 12 vezes mais alta do que a média global.

A Fapesp também tem registrado, ano após ano, uma queda no número de interessados em bolsas de pesquisa. De acordo com dados divulgados no início do ano, a procura por bolsas de auxílio para pós-graduação oferecidas pela instituição caiu 30% em todas as categorias.

“Nós não podemos ser extremamente rígidos, como sempre fomos, de tal forma que há sempre um privilégio dos pesquisadores mais antigos, que já têm um currículo bem estabelecido, ter maior facilidade de conseguir novos financiamentos”. Na entrevista, Zago falou sobre a necessidade de uma reestruturação da cadeia científica brasileira, com foco principal nas universidades e institutos federais.

Leia na íntegra no Jornal da Ciência.

Fonte: Adufg

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]