Relatório aponta avanços na gestão universitária

Publicado em 31 de março de 2023 às 13h58min

Tag(s): UFRN



 

O Relatório de Gestão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) de 2022 foi disponibilizado no Portal da UFRN, nessa quarta-feira, 29 de março. Seguindo as recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU) e aprovado pelo Conselho de Curadores (Concura), os dados apresentados mostram o alcance de 93% na execução dos objetivos estratégicos, mesmo diante de um contexto de crise orçamentária e de retomada integral das atividades presenciais, após períodos de isolamento social decorrentes da pandemia de covid-19.

O pró-reitor adjunto de Planejamento (Proplan), Josué Vitor, explicou que o Relatório é um instrumento para demonstrar o valor entregue para sociedade pela UFRN em 2022, além de servir como meio para que a comunidade aprofunde conhecimentos sobre as atividades desenvolvidas na instituição. “O documento é fruto da parceria e de um processo de melhoria contínua coordenado pela Proplan, envolvendo as unidades responsáveis por fornecer informações e por construir o documento, que culminou com a aprovação no Concura”, disse o gestor.

Com o objetivo de prestar contas à sociedade, em especial à comunidade universitária, a publicação apresenta informações de forma clara, concisa e objetiva. O Relatório destaca que 56,1% dos cursos que participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade-2021) são considerados de excelência pelo Ministério da Educação (MEC); 26,8% das graduações elevaram seus conceitos; e que o curso de Educação Física – Bacharelado obteve o melhor desempenho no Enade, em sua área, entre todas as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do país, bem como os outros dois cursos de Educação Física (Licenciatura presencial e EAD) têm conceito de excelência.

Em relação à pós-graduação, a UFRN dobrou o número de programas com notas 6 e 7. Houve ainda a ampliação do número de programas com nota 5, em comparação a 2017. Dentre o conjunto de 92 programas que foram avaliados, 33 programas (35,9%) obtiveram as notas 5, 6 ou 7, sendo 27 programas avaliados com nota 5. Outro destaque de 2022 é que a UFRN alcançou, pela primeira vez, a liderança em concessões de patente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, visto que a Universidade vem se destacando no ranking de depositantes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), sendo sempre listada entre os 25 principais depositantes de patentes de invenção do Brasil. 

O documento demonstra que “a visão estratégica institucional é reiterada no papel ativo da UFRN na formação acadêmica, na valorização da arte e da cultura, da ciência, da tecnologia, da inovação, bem como no compartilhamento dos valores democráticos, dos quais a UFRN jamais se afastou em seu compromisso institucional de servir ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte”. Outros dados também podem ser conferidos como a visão geral e organizacional, gestão de riscos, governança, informações orçamentárias, entre outros aspectos da Administração Universitária.

Fonte: Portal da UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]