Fuga de cérebros: como o Brasil pode reter seus talentos?

Publicado em 03 de abril de 2023 às 14h18min

Tag(s): Pesquisa Científica SBPC



Falta de oportunidades, desvalorização profissional, cortes orçamentários… São vários os desafios enfrentados pelos cientistas brasileiros. Com um cenário agravado pela pandemia de covid-19 e um crescente negacionismo científico, cada vez mais pesquisadores acabaram deixando o país em busca de melhores oportunidades no exterior. O fenômeno, conhecido como fuga de cérebros, não é recente, mas tem se agravado nos últimos anos. Isso é o que discute o novo episódio do Ciência & Cultura Cast, o podcast da revista Ciência & Cultura, que nesta edição tem como tema “A Universidade do Futuro no Brasil”.

A perda desses talentos traz consequências para todo o Brasil. Afinal, trata-se de profissionais altamente qualificados que poderiam contribuir para o desenvolvimento social, econômico e científico do país. Mas o que fazer para reter esses talentos? É possível trazer esses profissionais de volta? O que o Brasil precisa fazer agora para evitar que o problema da evasão de cérebros se agrave nos próximos anos?

Para discutir essas e outras questões, convidamos os professores Débora Foguel, do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora de Educação da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE); Elizabeth Balbachevsky, do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP) e vice-coordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre Políticas Públicas (NUPPs/USP); e Olival Freire Júnior, do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e novo diretor Científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ouça no novo episódio do Ciência & Cultura Cast!

https://open.spotify.com/episode/1zzw1bnz1fIBfgG9Hkj8Sn

Fonte: SBPC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]