Formação inicial e contínua de docentes é proposta de novo GT do MEC

Publicado em 04 de abril de 2023 às 14h23min

Tag(s): Docentes MEC



A formação inicial e contínua de professores do ensino básico do Brasil é tema de um novo Grupo de Trabalho (GT) criado pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 28 de março, conforme anunciado na Portaria nº 587.


O GT foi criado em resposta ao desempenho abaixo do esperado dos cursos de licenciatura nos processos avaliativos conduzidos pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “Precisamos elaborar uma proposta. Seja ela de indução por parte do MEC, de incentivos, de mudanças curriculares ou de estratégia. Temos que buscar atratividade para os cursos de licenciatura e de pedagogia” explicou o ministro da educação Camilo Santana, durante a cerimônia de apresentação do resultado do Inep.
 
Compõem o GT representantes de todas as secretarias do MEC; entidades educacionais como o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Conselho Nacional de Educação (CNE). Ao todo são 18 entidades participantes.

PIBID

Em consonância, o MEC anunciou a ampliação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com 31 mil bolsas para formação de iniciação à docência e residência pedagógica, em 2023, e outras 100 mil em 2024.
 
Fonte: Sindiedutec
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]