Universidades demandam urgência na definição de orçamento

Publicado em 14 de abril de 2023 às 11h11min

Tag(s): Investimento em educação MEC Recursos para educação UFRN



O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, participou da Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), nos dias 12 e 13 de abril, em Brasília-DF. Na ocasião, os reitores das Universidades Federais discutiram sobre a situação orçamentária e demandaram que o Ministério da Educação (MEC) realize, com urgência, a definição da verba das instituições.

Nesse sentido, a Andifes encaminhou, mais uma vez, um ofício ao MEC pleiteando a recomposição orçamentária. No documento, há destaque sobre a insuficiência de recursos para o funcionamento das instituições, devido aos sucessivos cortes nos últimos anos, que comprometeram a realização plena das atividades básicas, gerando dívidas com fornecedores. 

O ofício também evidenciou a necessidade de reajuste das bolsas pagas pelas universidades aos estudantes, que depende de complementação adicional de orçamento. “Diante da gravidade do cenário apresentado, e considerando que estamos próximos do quinto mês do exercício financeiro, os reitores e reitoras manifestam uma grande preocupação e reiteram a necessidade urgente de distribuição desses valores – R$ 1,75 bilhão e de orçamento adicional para o pagamento das bolsas estudantis -, de forma a possibilitar o planejamento orçamentário das instituições e contemplar a justa demanda dos estudantes”, reforça o documento da Andifes.

 

Fonte: UFRN 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]