A universidade como direito: ADURN-Sindicato discute acesso à educação em congresso internacional

Publicado em 14 de abril de 2023 às 12h11min

Tag(s): América Latina Congresso Educação Superior



Pensar o acesso à educação e ao conhecimento como direito humano fundamental e bem social essencial para o projeto de soberania e justiça social, é com esse objetivo que a Federação Nacional de Professores Universitários (CONADU), a Educação Internacional para a América Latina (IEAL) e a Universidade Nacional de La Plata (UNLP) realizam nestas quinta (13) e sexta-feira (14) o II Congresso Internacional: a Universidade como direito. Perspectivas do Sul. 

O presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, integra a delegação do PROIFES-Federação que acompanha o evento na cidade de Buenos Aires, Argentina. Para ele, o Encontro está sendo uma excelente oportunidade para discutir, juntamente com as demais entidades latino-americanas, a importância estratégica da educação. “Não é possível a gente pensar no desenvolvimento de um país sem que a educação seja um dos seus elementos estruturais e fundamentais”, afirmou o dirigente.

Durante os dois dias de evento estão sendo realizados painéis, apresentações e mesas de discussão acerca das tendências de privatização e mercantilização da universidade; trabalho docente e direito à educação; a universidade, direitos e democracia; a produção de conhecimento, soberania e território; ação sindical na universidade; e a construção de políticas universitárias na América Latina e no Caribe.

“Nós precisamos falar sobre o risco da privatização do ensino superior, assim como o carreamento de recursos públicos no investimento crescente da iniciativa privada. Nós reconhecemos a necessidade da ampliação da universidade como uma potencialidade de valorização da educação, como uma ferramenta universal para o desenvolvimento sustentável dos países e também a perspectiva da defesa de uma educação que seja crítica, voltada para o desenvolvimento social e econômico das nações a partir de demandas que sejam vindas das próprias comunidades”, disse Negrão.

Além do Brasil, o evento conta com a participação de trabalhadores da educação da Argentina, Uruguai, México, Chile, Colômbia, Honduras, Costa Rica e países do Caribe. Acompanhe a cobertura completa das discussões no site: https://conadu.org.ar/ 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]