Grupo de pesquisa produz livro sobre segurança e cuidado à pessoa idosa

Publicado em 25 de abril de 2023 às 10h59min

Tag(s): Aposentados Pesquisa Saúde UFRN



O Observatório do Envelhecimento Humano (Grupo Longeviver), com a colaboração do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde (PPG/Qualisaúde) e da Rede Internacional de Pesquisa sobre Vulnerabilidade e Saúde da Pessoa Idosa, produziu o livro Premissas para segurança no cuidado à pessoa idosa em instituições de longa permanência. A publicação está disponível em formato digital para acesso gratuito no Instagram @longeviverufrn.

Organizado pelas professoras Vilani Medeiros, do Departamento de Saúde Coletiva (DSC/UFRN), e Ana Elza Oliveira, do Departamento de Enfermagem (Denf/UFRN), o livro aborda aspectos relacionados ao tema da segurança no processo de envelhecimento no cenário das Instituições de Longa Permanência (ILPI). Dividido em 16 capítulos, a obra trata do risco de quedas, de erros relacionados ao uso de medicamentos, da saúde bucal, da higiene, das lesões de pele relacionadas à síndrome da imobilidade, entre outros assuntos.

Para a professora Vilani Nunes, o livro resulta do esforço e da dedicação de uma equipe composta por professores e alunos de graduação e pós-graduação, além de profissionais da área do envelhecimento que desenvolvem pesquisas relacionadas à melhoria da qualidade em serviços de saúde, à segurança do paciente e à atenção à pessoa idosa.

Tendo como foco as questões ligadas ao cuidado com a pessoa idosa, o Grupo Longeviver é formado por uma equipe multidisciplinar, com profissionais da área de Odontologia, Saúde Coletiva, Enfermagem, Assistência Social, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição entre outras.

 

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 • secretaria@adurn.org.br