Luta por avanços trabalhistas marca o 1º de maio em 2023

Publicado em 27 de abril de 2023 às 15h57min

Tag(s): 1º de Maio Dia do Trabalhador



Na próxima segunda-feira, 1º de maio, o ADURN-Sindicato se soma aos demais sindicatos, movimentos sociais e à sociedade civil organizada por mais empregos, renda, direitos e democracia. Em Natal, a celebração ao Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora acontece a partir das 13h, no bairro das Rocas, Zona Leste da cidade.

Para os docentes das instituições federais de ensino a data tem um significado ainda mais importante em 2023. Após 7 anos sem reajuste, é a partir do dia 1º de maio que o percentual de 9%, negociado nos meses de fevereiro e março, passa a ser vigente. Um marco na luta dos servidores do Executivo, que amargaram um longo período sem diálogo com o Governo Federal.

O presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, ressaltou que a conquista é mais um fruto da luta da organização dos trabalhadores. Para ele, a data é um momento para refletir sobre a importância do movimento sindical no decorrer deste último século, o que garantiu direitos históricos que, nos últimos anos, com a proeminência da agenda neoliberal no Brasil, estiveram ameaçados. 

“É um momento que nós precisamos recompor as nossas bandeiras de luta em defesa da dignidade do trabalhador, além de estrutura e organização para que nós tenhamos também um sindicato fortalecido para fazer uma defesa intransigente da carreira e do trabalho como um direito das pessoas. A luta é para que num futuro nós possamos recompor esses direitos dos trabalhadores que vêm sendo perdidos nesses últimos anos”, disse Negrão.

O vice-presidente do PROIFES-Federação, Wellington Duarte, destaca que a comemoração do 1º de Maio é um momento único. “Uma data no ano em que os trabalhadores de todos os segmentos deveriam se reunir para comemorar o que representa o reconhecimento da sociedade para com aqueles que produzem a riqueza, direta ou indiretamente desse país. É fundamental que tenhamos a noção e a ideia e a convicção de que são os trabalhadores os produtores de riqueza”. 

Duarte lembrou que é a primeira vez desde 2016 que a comemoração do 1º de maio se dará no âmbito mais democrático e num ambiente mais festivo. “Obviamente que não desconhecemos que o que foi feito de 2016 para cá trouxe profundas consequências para a qualidade de vida dos trabalhadores. Mas é em cima disso e a partir disso, que todos os trabalhadores precisam comemorar esse dia como a vitória da democracia e o reinício da sua luta por melhores condições de vida”. 

Com esse tom de esperança na luta, o ADURN-Sindicato convida a todos e todas a se fazerem presentes na atividade que acontece nesta segunda-feira. O ato unificado das centrais vai contar com apresentações musicais de artistas locais, com uma programação que segue até às 17h. A organização é das centrais sindicais: Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), CSP Conlutas, Intersindical e Pública Central do Servidor. Veja a programação completa abaixo:

Programação:

13h - Folia de Rua, Batucada Popular Mestre Zorro e Batucada de Mulheres do Gami

14h - Bateria da Em cima da Hora (a confirmar)

14h30 - Pretta Soul 

15h às 17h - Samba do Povo com Mestre Zorro e convidados (Carlos Britto, Denise, Fabrício, Fernandinho, Carlos Zens)

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]