ADURN-Sindicato abre inscrições para candidatos(as) à delegados(as) ao XIX Encontro Nacional do PROIFES-Federação

Publicado em 04 de maio de 2023 às 15h19min

Tag(s): Encontro do PROIFES Encontro Nacional Proifes-Federação



Nesta sexta-feira, 05 de maio, o ADURN-Sindicato abre inscrições para candidatas e candidatos à delegadas(os) ao XIX Encontro Nacional do PROIFES-Federação, que será realizado de 19 a 21 de julho de 2023, na cidade de Salvador/BA. 

Qualquer docente sindicalizado está apto a participar, basta preencher o formulário que ficará disponível aqui até o dia 12 de maio. A lista com os(as) candidatos(as) inscritos(as) será divulgada no dia 13 do mesmo mês.

Este ano cada delegado(a) eleito(a) pelo ADURN-Sindicato deve, obrigatoriamente, produzir um artigo para ser publicado no caderno de textos do evento.  Esse material pode ser escrito por um ou mais docentes, desde que o(a) delegado(a) eleito(a) seja um dos autores, e deve ser enviado para o email [email protected] até o dia 2 de junho. Caso o delegado ou delegada eleita não apresente o texto no prazo acima, sua participação no evento será cancelada.

O processo de votação se dará eletronicamente através da área restrita do site do Sindicato das 8h do dia 15 de maio às 18h do dia 22 de maio. A divulgação dos(as) delegados(as) eleitos(as) será disponibilizada após a apuração na página do ADURN-Sindicato.

De acordo com o Estatuto do PROIFES-Federação, o número de delegados considerados eleitos corresponde a uma votação de 50 sindicalizados ou fração. Exemplificando: 1 a 50 votantes – 1 delegado eleito; 51 a 100 votantes – 2 delegados eleitos, e assim sucessivamente. A ordem de eleição de cada candidato será definida pelo número de votos individualmente recebidos. Serão considerados suplentes os candidatos não eleitos, definindo-se a ordem de suplência de acordo com a votação recebida.

Qual o papel dos delegados e delegadas?

O Encontro Nacional do PROIFES-Federação é um espaço privilegiado de discussão política com o intuito de traçar diretrizes de atuação da Federação. Em 2023 o evento tem como tema central: “Educação, democracia e movimento sindical” e o debate será realizado a partir de 4 eixos:

Eixo 1: “PNE - enfrentamento da questão pública x privado: mercantilização e disputa ideológica”

Eixo 2: “Desafios do Movimento sindical frente ao novo governo”

Eixo 3: “Reestruturação sindical e o futuro do PR-Federação”

Eixo 4: “Carreira, salários, previdência, condições de trabalho e democracia interna das IFs”

As discussões dos eixos são realizadas pelas delegações eleitas para representar os sindicatos, a partir dos textos produzidos por professoras e professores sindicalizados, conforme modelo formal apresentado pela organização do evento.

Ao final do debate, as propostas apontadas na discussão são votadas e encaminhadas para avaliação do Conselho Deliberativo do PROIFES-Federação.

Desse modo, a função do(a) delegado(a) no evento é participar dos debates e votar as proposições apresentadas. 

Orientações para a produção de textos

Os textos produzidos pelos delegados e delegadas devem se enquadrar em um dos eixos norteadores do Encontro, sem ferir os preceitos constitucionais e infraconstitucionais.

A estrutura precisa apresentar tema, título, nome(s) do autor(es) e do sindicato; além de argumentação e apresentação pontual da(s) proposta(s) de encaminhamento para a Federação.

O formato de documento a ser enviado é o DOCX (Documento do Microsoft Word), com fonte Arial Narrow tamanho 12, espaçamento 1,0 e no máximo 3 laudas.

Calendário Eleitoral

Inscrições: De 5 a 12 de maio, através do formulário disponível aqui

Eleição: Das 8h do dia 15 às às 18h do dia 22 de maio, através do site do ADURN-Sindicato

Entrega de Textos: Até o dia 2 de junho, através do e-mail [email protected]

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]