MCC reflete sobre sustentabilidade na Semana Nacional de Museus

Publicado em 12 de maio de 2023 às 15h27min

Tag(s): Cultura UFRN



Já parou para pensar que o desequilíbrio ambiental causado pela ação humana pode provocar uma extinção em massa da vida no planeta? Essa é uma das perguntas que a mediação especial A sexta extinção em massa pretende responder durante a programação da 21ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 16 a 20 de maio, no Museu Câmara Cascudo (MCC), em Natal. O tema escolhido para este ano provoca reflexões sobre a sustentabilidade e o bem-estar e vai guiar uma série de atividades que devem atrair o público de todas as idades. A programação completa está disponível no site do MCC ou nos perfis do Instagram e Facebook

 

Olhar para o passado por meio dos fósseis de dinossauros e animais gigantes pode trazer muitas pistas sobre o papel da humanidade no desequilíbrio da natureza. Essa é a proposta da mediação especial que vai percorrer o acervo das exposições de Paleontologia, Anatomia Comparada, Icnologia e Dinossauros da Bacia Potiguar para entender as consequências que tudo isso pode trazer para a vida em nosso planeta. A ação acontece de 16 a 19 de maio, às 10h e também às 15h, com agendamento prévio pelo site. 

A semana marca também o retorno da exposição Aves e Evolução – Uma perspectiva histórica ao Museu Câmara Cascudo e que mostra como o estudo das aves brasileiras e da América do Sul contribuiu para a construção de um dos conceitos mais importantes da ciência moderna: a Teoria da Evolução das Espécies, de Charles Darwin. A exposição ficou em cartaz por aqui em 2018 e 2019, quando seguiu para João Pessoa, na Paraíba, e São Vicente, no Rio Grande do Norte.

 

 

Na próxima quarta-feira, 17, o Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lapics) da UFRN oferece atividades de meditação, yoga, dança circular, reiki, massagem, auriculoterapia e atendimentos com medicina tradicional chinesa para pessoas de todas as idades, entre 8h e 12h, no Parque do Museu. A partir das 18h, tem estreia no YouTube do MCC, com o primeiro episódio da série Caatinga em Foco, que vai trazer episódios de contação de histórias em vídeo para crianças, sempre com foco no bioma exclusivamente brasileiro. A série é uma co-produção do MCC, da TV Universitária e dos grupos Caixa Mágica e Teart. 

Sábado no Museu

Ainda no sábado, a programação segue com música ao vivo, às 11h, no Parque do Museu. Mais tarde, a partir das 14h, a palestra Desbravadoras na Selva propõe uma viagem no tempo com histórias de mulheres que exploraram as selvas tropicais em busca de segredos e encantos da biodiversidade sul-americana desde o século 17. A ação conta com a participação especial da bióloga especialista em répteis e anfíbios Eliza Maria Xavier Freire, do  Departamento de Botânica e Zoologia da UFRN.

 

A partir das 15h, no Parque do Museu, uma mesa-redonda reúne mestres de capoeira para falar da história e dos vários estilos dessa arte criada pelo povo negro. A ação conta com a participação dos Mestres Koioty, do Centro de Formacao Herança de Zumbi, Marcos,  da Associação de Capoeira Nacional, Júnior Orca, da Capoeira Terra do Sol, Vita, do Grupo de Capoeira Gameleira, e Arrepio, do Memorial da Capoeira e terá ainda demonstrações de destreza corporal e uma roda comemorativa. 

Para crianças

A programação traz ainda uma série de atividades voltadas para o público infantil. Na quinta-feira, 18, às 16h, crianças a partir de dez anos podem participar de uma atividade de educação ambiental na área de agricultura urbana do Parque do Museu. Na sexta-feira, 19, será realizada uma oficina com o objetivo de ensinar a produzir tintas de diversas cores a partir de ingredientes naturais, como açafrão, flores, folhas e pó de café. Já no sábado, 20, é hora de botar a mão na massa em uma oficina de modelagem em argila. Todas as oficinas têm vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas  antecipadamente pelo site do Museu. 

Para especialistas

A Semana de Museus também marca o início das aulas do curso Temas sensíveis e controvérsias na educação museal, uma série de quatro aulas mensais, transmitidas pelo canal do Youtube do MCC e com a participação de Cristiana Moreira, chefe do setor educativo do MCC, Martha Marandino, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Adriano Oliveira, do Museu de Microbiologia do Instituto Butantã, Mauricio Candido da Silva, do Museu de Anatomia Veterinária da USP e Mauricio A. da Silva do Museu de Antropologia e Etnologia, também da USP.

 

O curso é voltado para estudantes, pesquisadores, educadores e profissionais da área de educação em museus e vai abordar aspectos teóricos e análises de experiências nas perspectivas na curadoria, mediação e formação de públicos em museus. O curso terá quatro aulas síncronas entre maio e agosto. Detalhes e o link para inscrições estão disponíveis no site do MCC. 

Na página do Museu Câmara Cascudo, é possível conferir a programação completa e atualizada da 21ª Semana Nacional de Museus. As inscrições em todas as atividades serão realizadas pelo Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFRN (Sigaa). Qualquer pessoa pode se inscrever usando a senha da conta Govbr.

Fonte: Portal da UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]