ADURN-Sindicato debate orçamento da universidade em reunião com UFRN e entidades representativas

Publicado em 17 de maio de 2023 às 16h01min

Tag(s): Orçamento UFRN



Com o objetivo de discutir a situação orçamentária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a diretoria do ADURN-Sindicato se reuniu, na manhã da última terça-feira (16), com a Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Mirian Dantas; o Pró-reitor de Planejamento, Luiz Alessandro Pinheiro da Câmara de Queiroz; e representantes do Sintest/RN e da Atens/UFRN.

Durante a reunião, o Pró-reitor de Planejamento apresentou em detalhes o orçamento da instituição para 2023 e lembrou da dificuldade em manter o funcionamento da universidade nos últimos anos. “Passamos 6 anos ladeira abaixo, não vai ser em 6 meses que vamos subir a ladeira toda. Serão alguns degraus”, ressaltou. 

O presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, destacou a importância de discutir a estrutura orçamentária da universidade fazendo uma relação com a evasão dos estudantes, situação que se agravou pós-pandemia. A ideia, compartilhada pelos demais dirigentes do ADURN-Sindicato, é pensar um orçamento atrelado a um caráter político, social e estratégico.

Presente à reunião, o vice-presidente do PROIFES-Federação, Wellington Duarte, expressou preocupação com a situação de sucateamento da universidade após mais da metade de uma década sem capital para investimento. "É preciso pensarmos estratégias de recuperação", afirmou.

Após a discussão, os dirigentes sairam da reunião com informações relevantes para a luta e articulação em defesa do orçamento para 2024, que deve ser discutido nas próximas semanas.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]