Huol-UFRN se destaca, mais uma vez, como hospital público com conceito máximo em segurança do paciente pela Anvisa

Publicado em 19 de maio de 2023 às 11h09min

Tag(s): Avaliação HUOL Segurança UFRN



O Hospital Universitário Onofre Lopes, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Rede Hospitalar Ebserh (Huol-UFRN/Ebserh), recebeu pelo quarto ano consecutivo avaliação de Alta Conformidade às Práticas de Segurança do Paciente. O resultado consta na edição 2022 do Relatório da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente: Hospitais com Leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – 2022, publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A agência reguladora realiza a avaliação desde 2016, e o Huol conquistou classificação máxima em cinco dos sete ciclos avaliativos, incluindo performance de alta conformidade nos últimos quatro anos. O relatório atual abrange o ano de 2022 e considera todos os serviços de saúde com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no país, tendo como método a aplicação de um formulário de autoavaliação aos hospitais participantes.

De acordo com o chefe do Setor de Gestão da Qualidade, Carlos Alexandre de Souza Medeiros, “a classificação é motivo de orgulho para toda a equipe do Huol como um reconhecimento pelo empenho no desenvolvimento das ações que garantem a qualidade no cuidado, promovendo uma assistência mais segura para os pacientes”.

Entre as ações realizadas no Huol para conquistar o nível de Conformidade Alta em Segurança do Paciente, destacam-se: institucionalização dos protocolos básicos de segurança do paciente e de controle de infecção; programa de capacitação constante das equipes assistenciais; amplo monitoramento dos indicadores obrigatórios; e atuação permanente do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e da Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CCIRAS) no fomento à cultura de segurança institucional.

A iniciativa da Anvisa avalia 21 indicadores de estrutura e processos para que as instituições de saúde sejam classificadas nos níveis: Conformidade Alta, Conformidade Média e Conformidade Baixa, em que são considerados os critérios de estrutura e processo, gestão de riscos, monitoramento da cultura de segurança, aprimoramento da qualidade e aplicação das boas práticas em serviços de saúde. Segundo os indicadores, os hospitais são classificados em três grupos: conformidade alta (67% – 100%), conformidade média (34% – 66%), conformidade baixa (0% -33%), em relação às práticas de segurança do paciente.

O processo de avaliação da Anvisa integra as ações anuais sanitárias previstas no Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, que objetiva promover a qualidade assistencial e a segurança do paciente para gerir riscos e melhorar a assistência.

Sobre a Rede Ebserh

Os Hospitais Universitários do Rio Grande do Norte fazem parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, estas têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

 

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]