Edital do Enade 2023 é publicado pelo Inep

Publicado em 29 de maio de 2023 às 15h47min

Tag(s): Enade UFRN



Em 2023, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) terá a participação de 27 cursos de graduação da UFRN, na modalidade presencial. A prova será realizada no dia 26 de novembro. As principais datas, diretrizes e os procedimentos do Enade foram anunciados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) por meio do Edital n.º 37/2023, publicado na última sexta-feira, 26 de maio, no Diário Oficial da União.

Neste ano, o exame vai contar com duas novidades: a possibilidade de solicitação do cartão-resposta ampliado (fonte 18) para os participantes com deficiência visual; e a alteração no tempo mínimo de permanência na sala de aplicação da prova (para ter atestada a presença), que passou de uma hora para duas horas.

 

 

O Enade 2023 avaliará cursos, por intermédio do desempenho dos estudantes, vinculados ao Ano I do Ciclo Avaliativo, definido pela Portaria Normativa MEC nº 840, de 24 de agosto de 2018. O edital traz todas as informações referentes ao Exame, incluindo cronograma, prazos, procedimentos técnicos e responsabilidades das Instituições de Educação Superior (IES) e dos estudantes, entre outras diretrizes para sua realização. 

De acordo com o cronograma, os coordenadores de cursos deverão inscrever os estudantes no período de 27 de junho a 31 de julho, no Sistema Enade. Já o período de retificação das inscrições é de 1º a 31 de agosto. A realização do Exame abrangerá os seguintes instrumentos: prova; questionário do estudante; questionário de percepção da prova; e questionário do coordenador de curso.

Podem realizar a prova os estudantes concluintes dos seguintes cursos da UFRN: da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) – Agronomia, Zootecnia e Engenharia Florestal; do Centro de Tecnologia – Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia da Computação, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química; do Centro de Ciências da Saúde – Farmácia, Fisioterapia (Natal), Fonoaudiologia, Medicina (Natal), Enfermagem (Natal), Nutrição (Natal) e Odontologia; do Centro de Biociências (CB) – Biomedicina; da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa) – Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição; da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs) – Engenharia de Produção (Currais Novos- só ingressantes); da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) – Medicina; e da Escola de Saúde (ESUFRN) – Tecnologia de Gestão Hospitalar.

A prova avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Saiba mais sobre o Enade neste site.

Portal – A UFRN, por meio da Prograd, disponibiliza um portal com conteúdos referentes ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2023 (Enade). A página traz informações sobre o que é o Enade, Guia do Estudante, provas e gabaritos de edições anteriores, conceitos de cursos e estatísticas. O portal disponibiliza documentos produzidos para auxiliar os estudantes e coordenadores dos cursos que irão participar do Exame este ano, como cronograma e legislação referente ao Exame.

Fonte: Portal da UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]