UFRN é avaliada no Ranking Universidades Empreendedoras

Publicado em 02 de junho de 2023 às 10h59min

Tag(s): Avaliação educacional Premiação UFRN



De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRN para o período de 2020 a 2029, a inovação e o empreendedorismo são temas imprescindíveis para o avanço de qualquer sociedade. Em 2019, com a divulgação do PDI de 2010 a 2019, a UFRN contava, na área de empreendedorismo, com 30 empresas juniores. Atualmente, são 37 empresas juniores credenciadas em mais de 45 cursos da instituição (algumas são ligadas a mais de um curso), afora as iniciativas juniores, que são formadas no processo de criação de novas empresas. 

A Instituição ocupa a 6ª colocação no Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE), divulgado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) em 2021. Na primeira edição do Ranking, em 2016, a UFRN estava na 20ª colocação e, em 2019, chegou à 6ª posição nacional, sendo a 1ª universidade mais empreendedora na região Nordeste. Esse foi o melhor desempenho da UFRN no ranking, que colocou a instituição em 1º lugar entre as universidades do Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste

Para elaborar a classificação, a Brasil Júnior realiza uma pesquisa de percepção utilizando instrumentos de coleta e análise de dados com sustentação em três fontes diferentes: as bases de dados secundários, os dados internos das Instituições de Ensino Superior e o questionário de percepção dos estudantes sobre a universidade. O objetivo é compreender o quanto as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras estão sendo capazes de desenvolver a sua comunidade por meio de práticas inovadoras.

Na UFRN, os alunos e ex-alunos já podem preencher a pesquisa, além de estar aberto o prazo para a coleta de dados institucionais que serão respondidos pela alta gestão da Universidade. O preenchimento pode ser feito até o dia 20 de junho. O questionário de coleta da pesquisa está disponível aqui.

O coordenador da Central de Empresas Juniores (CEJr) da UFRN, Kleber Cavalcante de Sousa, ressalta que é um ranking que analisa e mede o perfil empreendedor dos alunos e professores da Universidade, além de toda a infraestrutura da Instituição voltada para fomentar o empreendedorismo universitário. “Ele dá uma visibilidade muito grande para a Universidade, demonstrando para a sociedade que a UFRN tem o compromisso de formar os seus alunos cada vez mais preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo”, enfatiza o coordenador. 

Kleber destaca ainda que ser empreendedor não é apenas abrir o seu próprio negócio, mas sim ser capaz de resolver os problemas que se apresentam para o cidadão, quer seja como gestor público, comerciante, empresário ou professor. A pesquisa vai ser realizada consultando diversos setores da Universidade e os alunos, que poderão opinar sobre questões como infraestrutura, cultura empreendedora e perfil dos professores. “É um ranking muito complexo e importante para a Universidade”, complementa Kleber. 

Segundo ele, a Instituição tem feito todo o esforço estrutural possível para dar apoio e viabilizar as demandas das empresas juniores da UFRN, isso sem falar no trabalho feito pelos professores tutores no acompanhamento dado aos alunos das empresas juniores. Ele cita, entre as ações desenvolvidas, a reestruturação da CEJr, abertura de ponto de atendimento no Centro de Convivência do Campus Central e a criação de um espaço coworking, que será inaugurado em breve para atender as demandas das empresas juniores da UFRN. 

As empresas juniores instaladas na UFRN contam com o apoio da CEJr, criada em 2008 por meio da Resolução Nº 161/2008, e regulamentada pela Resolução 06/2022 (Regulamento de Extensão da UFRN), que tem o objetivo de apoiar e coordenar as ações do Movimento Empresas Júnior (MEJ) da UFRN. 

 

Fonte: portal da UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]