Dois hospitais universitários recebem certificação do SUS

Publicado em 14 de junho de 2023 às 14h44min

Tag(s): SUS UFRN



O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), em Natal, e o Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab), em Santa Cruz, ambas unidades hospitalares da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculadas à Rede Ebserh, receberam a certificação SUS Aqui Se Ensina. 

A certificação é uma iniciativa pioneira no Brasil e é um reconhecimento da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) às práticas da educação e do fomento à implementação e fortalecimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. “Os estudantes e profissionais formados pela instituição estão engajados em projetos que objetivam melhorar a saúde e o acesso aos serviços de saúde na região, fortalecendo o SUS e contribuindo para o desenvolvimento social”, ressalta a superintendente do Huab, Maria Cláudia Medeiros.

São certificadas as instituições de Ensino que tenham convênio vigente com as Secretarias de Saúde Estadual ou municipal do Rio Grande do Norte, e que apresentarem projetos de Pesquisa e Extensão que tenham sido realizados dentro de algum serviço de saúde da Rede Pública do Estado ou municípios do Rio Grande do Norte com repercussão nas boas práticas da atenção prestadas aos usuários da Rede, sendo certificados em categorias específicas: Serviços de Saúde e Cenários de Prática; Serviços de Saúde, Cenários de Práticas e Pesquisa/extensão; Serviços de Saúde, Cenários de Práticas, Pesquisa/extensão e Residências em Saúde e Instituições de Ensino em Saúde.

De acordo com a superintendente do Huol, Eliane Pereira, o reconhecimento é uma valorização da prática do ensino nas instituições do SUS. “Somos um hospital escola, um cenário de prática diária e o reconhecimento nos faz compreender que estamos no caminho certo, oferecendo profissionais de saúde qualificados para a sociedade”, afirma.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Fonte: Portal da UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]