Presidente do ADURN-Sindicato integra Grupo de Trabalho de especialistas em violência nas escolas do MEC

Publicado em 15 de junho de 2023 às 15h11min

Tag(s): ADURN-Sindicato Direitos Humanos Violência nas escolas



Através da Portaria Nº 1.089, publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (12), foi consolidada a equipe que vai integrar o Grupo de Trabalho de especialistas em prevenção da violência nas escolas. Nesta equipe consta o nome do presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, e do diretor do Sindiproifes, Roberto Silva. Ambos irão representar também o PROIFES-Federação. A comissão tem caráter consultivo e de assessoramento ao Ministério da Educação.

O GT tem por objetivo contribuir com o MEC em relação às políticas de proteção no ambiente escolar e também ajudar na escuta dos demais atores da sociedade, capazes de colaborar com o debate. O presidente do ADURN-Sindicato destaca que a formação de uma equipe como esta é necessária, bem como também articular maneiras de combater essas praticas: "É muito importante o debate, e pensarmos em estratégias que possam, de fato, contribuir para as questões relativas às situações de violência. Mas, fundamentalmente, em estratégias de fortalecimento de uma rede de proteção da sociedade para os ambientes escolares". 

O gestor da entidade pontua ainda que é relevante analisar a situação da pré-escola, do ensino fundamental, médio e superior. "Todos esses ambientes precisam ser valorizados; precisam ser respeitados. E identificar, da forma mais precoce possível, condições ou situações que possam desencadear outras ações violentas", disse Negrão. O diretor do Sindiproifes ressaltou também que a comissão terá por função realizar um acúmulo de leituras e dados sobre a temática, além de produzir relatórios que possam subsidiar o Governo Federal. 

Os encontros do Grupo de Trabalho acontecerão através de videoconferências e a entrega dos relatórios e cronogramas realizados pela equipe será definida entre a referida comissão.

 

 

 

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]