CNPq destaca estudante da UFRN em prêmio de iniciação científica

Publicado em 04 de julho de 2023 às 14h30min

Tag(s): Ciência e Tecnologia CNPq Escola Agrícola de Jundiaí UFRN



A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi agraciada na 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na área das Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. Destacada pelo trabalho Estratégias instrucionais baseadas em dados para o desenvolvimento do técnico em aquicultura, Ana Júlia Santos Lopes foi aluna do curso técnico em Aquicultura integrado ao Ensino Médio da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ).

A premiação anual contempla estudantes que apresentaram relatórios finais considerados de qualidade e de relevância para o alcance dos objetivos dos programas em que estão vinculados. Agraciada na categoria Iniciação Científica Júnior, Ana Júlia Lopes explicou que a pesquisa dela aborda sobre o uso de dados para a área de cultivo de animais aquáticos. “Assim, buscamos levar aos estudantes a importância de compreender como os dados são utilizados na aquicultura. Isso foi realizado através da utilização da tecnologia, conhecimento técnico e educação como ferramentas essenciais para esse aprendizado”, ela avalia que utilização dos dados na aquicultura contribui para a formação de profissionais que terão a capacidade de criar soluções inovadoras e que atendam às demandas e necessidades do público-alvo de forma mais eficaz, sustentável e inclusiva.

A estudante contou que durante a pesquisa também foi desenvolvido um aplicativo mobile com o objetivo de ampliar a divulgação do conhecimento sobre os dados, onde foram disponibilizados cursos e aulas sobre alfabetização em dados e uma seção para acessar podcasts, mentores e o perfil do usuário.

Para a bolsista, a premiação representa o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e é uma oportunidade de inspirar a futura geração de jovens e cientistas, mostrando que é possível fazer ciência. “Dessa maneira, o desenvolvimento da pesquisa foi um momento em que pude expressar a minha curiosidade e genuíno interesse em aprender, desenvolvendo conhecimentos e compreendendo como a ciência e a tecnologia moldam o nosso mundo”, considerou Ana Júlia. Já o seu professor orientador, Anderson Dias Viana, ressaltou a importância do Prêmio para destacar a iniciação científica no Ensino Médio, demonstrando que é possível, ainda no início da formação profissional, desenvolver aptidão para a ciência. 

“Ver o nome da Ana Júlia, bolsista PIBIC-EM da UFRN, como um dos bolsistas premiados na 20ª Edição do Prêmio Destaque do CNPq foi um grande orgulho para toda UFRN. Entre os 10 bolsistas premiados, seis são de universidades do Nordeste. O programa de bolsas de iniciação científica do CNPq transforma muitas vidas por meio da inserção na ciência”, disse a pró-reitora de Pesquisa (Propesq) da UFRN, Silvana Zucolotto, parabenizando a estudante e seu orientador, pela qualidade e relevância do trabalho.

Prêmio

Nesta edição do Prêmio, há quatro categorias, que são de alunos de graduação bolsistas do Programa de Iniciação Científica; de bolsistas do Programa de Iniciação Tecnológica; de estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio e participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM) do CNPq; e do Mérito Institucional, que premia instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq.

Os estudantes vencedores terão a participação na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) custeada pelo CNPq, a ser realizada neste mês de julho, em Curitiba (PR). Além disso, também receberão valores em dinheiro e bolsas de estudo, a depender da categoria.

 

Fone: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]