UFRN sedia palestra sobre bolsas de mestrado no Reino Unido

Publicado em 05 de julho de 2023 às 10h22min

Tag(s): Bolsas Educação Pós-Graduação UFRN



Na próxima terça-feira, dia 11 de julho, o gerente do Chevening Scholarships no Brasil, James Phillips, fará uma apresentação sobre esse programa de bolsas de estudos. A atividade ocorrerá no auditório Sônia Campos Ferreira, da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) da UFRN, às 17h. 

O objetivo do encontro é apresentar a oportunidade para o público norte-rio-grandense, considerando que muitos aplicantes ainda estão concentrados nas regiões sul e sudeste do país. Os ex-bolsistas potiguares Lourenço Capriglione e Carolline Querino também participarão do encontro, compartilhando suas experiências e dicas para o processo seletivo.

Chevening Scholarships é o maior programa de bolsas de estudo do Reino Unido. Elas são válidas para programas de mestrado com duração de um ano em qualquer área do conhecimento. A bolsa inclui as tarifas universitárias, passagens aéreas, visto e uma ajuda de custo mensal, que costuma ser suficiente para viver no país. Cerca de 1.500 estudantes provenientes de mais de 160 países são selecionados por ano. No Brasil, cerca de 50 pessoas são selecionadas anualmente.

Financiado pelo Foreign, Commonwealth and Development Office (FCDO) e por organizações parceiras, as bolsas são oferecidas a indivíduos que demonstram potencial para inspirar, informar e influenciar mudanças positivas no seu país de origem. Para ser elegíveis, os aplicantes devem conseguir se comunicar em inglês, ter um diploma de graduação e mínimo de dois anos de experiência profissional, incluindo trabalhos voluntários. Na inscrição, os interessados devem demonstrar evidências claras de habilidades de liderança e networking, ter um plano de carreira em mente e demonstrar como os estudos de mestrado vão apoiar a realização do plano e como pretendem aprofundar as relações entre o Reino Unido e o Brasil. Concomitantemente à aplicação ao Chevening, os interessados devem decidir a qual universidade britânica e curso gostariam de aplicar.

Depois de concluir o período de estudos no Reino Unido, os alunos devem voltar para o Brasil por um período mínimo de dois anos. A comunidade internacional de ex-bolsistas Chevening já ultrapassa 50.000 pessoas. As inscrições para as bolsas de estudo de 2024/25 serão abertas em agosto de 2023.

Mais informações sobre o Cheving estão disponíveis no site: https://www.chevening.org. Dúvidas sobre o evento podem ser tiradas pelo e-mail [email protected]. Não é necessária inscrição para participar da palestra.

 

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]