UFRN recebe da Sesap certificação SUS Aqui se Ensina

Publicado em 18 de julho de 2023 às 15h00min

Tag(s): SUS UFRN



 

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi certificada com o selo SUS Aqui se Ensina, concedido pela Secretaria de Estado de Saúde da Saúde Pública (Sesap/RN). A certificação é uma iniciativa pioneira no Brasil e é um reconhecimento da Sesap às práticas da educação e do fomento à implementação e ao fortalecimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. 

A Instituição foi reconhecida pela valorização do ensino na saúde de uma forma global e teve ainda unidades agraciadas individualmente com o selo. Foram elas: o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol); o Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab); a Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM); o Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família no Nordeste, vinculado à Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (Renasf), da qual a UFRN faz parte; a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa); a Escola de Saúde (ESUFRN); o Departamento de Enfermagem (Denf); o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGE); o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (Nesc); e o Departamento de Nutrição (Dnut).

“Para a UFRN, é motivo de orgulho ter nossas unidades sendo reconhecidas pelo trabalho desenvolvido, especialmente em iniciativas que vão impactar diretamente a saúde pública”, o reitor José Daniel Diniz Melo destacou que o reconhecimento é fruto da formação de qualidade e do compromisso social da Instituição.

 



As unidades que foram reconhecidas receberão uma placa de acrílico, a ser instalada no local dos serviços prestados por um período de um ano, com possibilidade de renovação da certificação. De acordo com a Sesap, a concessão do selo visa incentivar o ensino nos serviços de saúde do RN e valorizar o avanço na qualidade dos serviços prestados aos potiguares. Além das entidades de ensino, foi entregue a certificação para 30 unidades de saúde no estado.

O selo foi idealizado pela Subcoordenadoria de Gestão da Educação na Saúde da Sesap, dentro da política de avanço da rede potiguar de educação permanente em saúde. Por meio de um edital, a gestão selecionou as entidades habilitadas para recebê-lo. O reconhecimento foi dado pela comprovação da inclusão do Sistema Único de Saúde (SUS) em conteúdos de cursos e a realização de projetos de pesquisa e extensão voltados para temáticas de interesse do SUS.

Fonte: Portal da UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]