Hospitais Universitários recebem certificado de valorização do ensino na saúde

Publicado em 19 de julho de 2023 às 15h47min

Tag(s): SUS UFRN



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, realizou, na manhã da última sexta-feira, 14 de julho, no Praia Mar Hotel, a cerimônia de lançamento do selo SUS Aqui Se Ensina. A certificação possui o objetivo de selecionar instituições do RN que promovem o fortalecimento e a qualificação das práticas de saúde, formando futuros profissionais para o SUS. Participaram do evento: gestores, trabalhadores do SUS e diretores de instituições de saúde e ensino.

 



Os hospitais universitários Onofre Lopes (Huol) e Ana Bezerra (Huab), unidades hospitalares da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vinculadas à Rede Ebserh, foram instituições agraciadas com o certificado do selo SUS Aqui Se Ensina. Ao todo, foram certificadas 45 instituições do RN que trabalham desenvolvendo ações de ensino na saúde pública.

Maria Claudia Rubim, superintendente do Huab, recebeu o certificado das mãos da secretária de Saúde do Rio Grande do Norte, Lyane Ramalho, e falou sobre a importância da participação no evento. “Ser contemplado com esse reconhecimento é gratificante, pois percebemos o quanto estamos contribuindo e avançando na formação de profissionais da saúde e para um SUS de qualidade”, afirma.

Segundo o gerente de Ensino e Pesquisa do Huol, Carlos Alberto Araújo, o certificado é um incentivo e impulsiona o trabalho realizado. “A certificação, para o principal hospital de assistência SUS do Estado e maior centro de formação na graduação e pós-graduação na área da saúde, nos permite avançarmos ainda mais no ensino, na pesquisa e na extensão dentro dos hospitais universitários, construindo uma melhor formação e provendo melhorias nos serviços prestados”, comenta.

 


Também estiveram presentes no evento a professora Iris Oliveira, representando o Governo do Estado; a diretora substituta do Departamento e Gestão da Saúde do Ministério da Saúde, Maria Ivanildes; a reitora da UERN, professora Cecília Raquel; a coordenadora da Gestão do Trabalho e Educação e Saúde do RN, Avania Dias; além de representantes e gestores das instituições certificadas.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Fonte: Portal da UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]