Sindiedutec: A importância política do Encontro Nacional do PROIFES

Publicado em 21 de julho de 2023 às 15h50min

Tag(s): Encontro Nacional PROIFES



A educação pública de qualidade em seus diversos níveis, desde o ensino básico até o ensino superior, é um direito garantido pela constituição à toda sociedade civil. Tornar a educação pública cada vez mais acessível é uma ferramenta que atravessa o enfrentamento dos principais problemas sociais do país, como a fome a violência e o desemprego.

Durante 19 edições, os sindicatos que representam profissionais da educação de diversas regiões do país se reúnem no encontro nacional promovido pela Proifes Federação com o propósito de elaborar propostas que contribuem para avanços no setor sob diversas perspectivas. Essas propostas serão encaminhadas ao conselho deliberativo formado pelos sindicatos federados.

Do dia 19 ao dia 22 de julho de 2023, em Salvador, acontece mais uma edição deste Encontro Nacional. Gilka Silva Pimentel, diretora de comunicação do Proifes, destaca a importância política da realização do encontro:

“Após a consolidação do documento que reúne as propostas apresentadas no evento, ele será passado para a diretoria executar. Então, esse evento é uma oportunidade para o intercâmbio de ideias, articulações políticas, e debater sobre a variedade de pautas que perpassam os institutos federais e universidades ", pontua.

O evento é desenvolvido durante 4 dias, por meio de eixos temáticos pelos quais são apresentadas e debatidas propostas elaboradas pelos delegados eleitos de cada sindicato participante.

Na edição deste ano, o Sindiedutec conta com uma delegação composta pela presidenta da entidade e diretora de Assuntos Educacionais do EBTT, Rosângela Gonçalves, 7 delegados, 4 observadores eleitos e 2 convidados.

 

Confira abaixo os representantes do Sindiedutec que apresentaram propostas durante o encontro:

No Eixo 1: PNE Enfrentamento da questão pública x privado: Mercantilização e disputa ideológica

Gabriel Augusto Cação Quinato apresentou proposta dentro do tema: A mercantilização da educação Nacional e o risco para os campi avançados da rede federal de educação profissional e tecnológica.

Neste eixo, Rogério Martins Marlier apresentou proposta na temática: Massacre meoliberal contra a educação : Propostas para o enfrentamento do extremismo de direita nas instituições de ensino.

No Eixo 2: Desafios do Movimento Sindical frente ao novo governo

Rafael Ribas Galvão apresentou proposta na temática: Reorganização das Lutas: Das definições das pautas às estratégias de mobilização -

No Eixo 3: Reestruturação Sindical e o Futuro do Proifes-Federação

Rafael Ribas Galvão apresenta proposta na temática: A necessidade da formação político sindical na construção de espaços representativos democráticos nos sindicatos

No Eixo 4: Carreira, Salários, Previdência, Condições de Trabalho e Democracia Interna das Ifes

Adnilra Sandeski apresenta proposta dentro da temática “Educação, Democracia e Movimento Sindical” - Os Aposentados na luta pela aprovação da Pec 555/2006 -

Ana Maria Irribarem Soares da Trindade apresenta as propostas dentro das temáticas: 30 Anos de Reformas: Reflexos na Carreira Docente; RSC - Estudo de casos e Os colégios Mmlitares e o Novo Ensino Médio: Interpretações e distorções

Fonte: Sindiedutec

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]