Marcha das Margaridas 2023: Unindo forças pela igualdade e justiça das mulheres

Publicado em 10 de agosto de 2023 às 11h28min

Tag(s): Luta Social Marcha das Margaridas Mobilização Mulheres



No Brasil, onde a terra é trabalhada com suor e dedicação, onde os campos se estendem em um mosaico de cores e possibilidades, reside um grupo de mulheres fortes e resilientes: as mulheres rurais. No entanto, por muito tempo, essas mulheres tiveram suas vozes abafadas, suas demandas negligenciadas e suas contribuições subestimadas. Eis que surge, então, a Marcha das Margaridas, uma manifestação política e social que ecoa como um chamado urgente por igualdade, justiça e empoderamento.

Inspirada pela memória de Margarida Maria Alves, líder sindical assassinada em sua luta incansável pelos direitos dos trabalhadores rurais, a Marcha das Margaridas é uma demonstração de solidariedade e resistência. A cada passo dado nessa marcha, centenas de milhares de mulheres rurais e urbanas se unem para denunciar as desigualdades profundamente enraizadas em nossa sociedade e vividas por elas diariamente.

A manifestação não é uma simples caminhada; é uma jornada de conscientização, mobilização e empoderamento. Ela desafia normas sociais ultrapassadas e inspira novos horizontes de igualdade de gênero, justiça e desenvolvimento sustentável. Ao longo dos anos, ela ganhou força e visibilidade, impulsionando a pauta das mulheres rurais para o centro dos debates políticos e sociais.

A diretora do ADURN-Sindicato e do PROIFES-Federação, Gilka Pimentel, reflete sobre a importância da mobilização, especialmente este ano: “A Marcha das Margaridas em 2023 tem um significado político,  simbólico e relevante. A última foi em 2019, não se pôde fazer absolutamente nada no Governo Bolsonaro, dada as condições difíceis e adversas. Então, neste momento a Marcha retorna, como está retornando também a democracia desse país”. 

Dessa forma, hoje, mais do que nunca, o ADURN-Sindicato convida a todas as cidadãs comprometidas e todos os cidadãos comprometidos com a justiça social a se unirem à Marcha das Margaridas, que acontece nos próximos dias 15 e 16 de agosto. Homens e mulheres, jovens e idosos, urbanos e rurais. Esta é uma causa que nos toca a todos. Ao participar desta marcha, você contribui para a construção de um Brasil mais justo, inclusivo e igualitário.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]