ADURN-Sindicato participa de Encontro de Aposentados e Aposentáveis da ADUFEPE, em Recife

Publicado em 10 de agosto de 2023 às 13h16min

Tag(s): ADURN-Sindicato Aposentados e pensionistas Encontro de Aposentados Aposentados



Na tarde da última quarta-feira (9), a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe), em parceria com o PROIFES-Federação e com o ADURN-Sindicato, realizou mais uma edição do seu Encontro de Aposentados e Aposentáveis, no auditório Professor Paulo Rosas. Mediado pela vice-presidenta da Adufepe, Erlene Roberta, a programação do encontro foi pautada pelo debate acerca da PEC 555/2006, que busca revisar a contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas. 

A comissão de assuntos de aposentadoria do ADURN-Sindicato esteve presente no evento que contou com a participação de José Maxwell de Albuquerque, diretor de assuntos de aposentadoria do ADURN-Sindicato; e de Wellington Duarte, tesoureiro do ADURN-Sindicato e vice-presidente do PROIFES-Federação, como palestrantes.

Wellington destacou a importância da participação da Federação no Encontro dos Aposentados da Adufepe, "a nossa contribuição para esse debate foi no sentido de articular essa associação, os interesses dos aposentados e a Federação como mediador nesse processo. Então, foi um evento bastante interessante e espero que possamos realizar outros encontros com essa parceria que está sendo cada vez mais consolidada", disse. Erlene Roberta reforçou a relevância da parceria, "é muito importante a participação e a integração dos sindicatos, para que a gente possa estar fazendo um trabalho inclusivo e trazendo o aposentado como parte importante da nossa categoria".

Também formaram a mesa do encontro a assessoria jurídica da Adufepe, representada pelos advogados João Müller, do escritório Almeida Paula Associados, e Diego Vargas, do Wagner Advogados Associados; o professor Guilherme Varella, representante local dos aposentados da UFPE; e a presidenta da Adufepe, Teresa Lopes.

O presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, acompanhou o debate e falou sobre da necessidade de dar voz às demandas dos professores aposentados. "É fundamental que a gente tenha uma clareza dos desafios que nós temos na representação dos professores da ativa e também dos professores aposentados. Precisamos garantir que o direito de todos os trabalhadores da educação sejam prservados e que as perdas que já ocorreram possam ser revertidas", reafirmou Negrão.  

Saiba mais sobre o evento aqui

Sobre a PEC 555

A PEC 555 estipula o fim da contribuição previdenciária de servidores públicos inativos. Atualmente, o servidor público ativo trabalha por 30 anos, se mulher, e 35 anos, se homem, e mensalmente paga contribuição previdenciária a alíquotas muito superiores ao regime geral do INSS para ter direito à aposentadoria integral. Contudo, mesmo após aposentado, o servidor é obrigado a continuar contribuindo mensalmente para a previdência.

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]