50 anos do Curso de Enfermagem UFRN: educando para avançar e avançando para transformar

Publicado em 16 de agosto de 2023 às 16h18min

Tag(s): Ensino Saúde UFRN



Em 13 de agosto de 1973, através da Reforma Universitária, surgiu o curso de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A possibilidade de ampliar o campo de estudo facilitou não só para os estudantes que seriam, e são beneficiados até hoje, como também para a sociedade como um todo. 

O curso tem, desde a sua implantação, o objetivo de formar profissionais da área com competência técnico-científica, ética e política, para intervir na realidade concreta da produção dos serviços de saúde/enfermagem, contribuindo para a transformação dos perfis epidemiológicos nacional, regional e local. 

Além de intervir, de forma decisiva, no processo de reorganização dos serviços integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente o curso tem uma participação significativa de mais de 500 estudantes, divididos entre o bacharelado e a licenciatura em Enfermagem. 

A professora Sheila Saint-Clair, que é enfermeira e docente no departamento, fala sobre o momento oportuno em que o curso passou a existir na universidade: “Ele surgiu exatamente no auge das mudanças políticas e socioeconômicas do país, a partir da década de 60. E na década de 70 a Reforma Universitária, por efetivo do Ministério da Educação, abriu vagas para formação de enfermeiros no Brasil, principalmente no Nordeste”.

A primeira turma do Curso de Enfermagem contou com a presença de 31 alunos, ingressados através do Vestibular. Somente 21 pessoas concluíram o curso em 10 de dezembro de 1977, destas apenas um formando era do gênero masculino.

Sheila, que é da primeira turma do curso, destaca, com emoção, como é satisfatório acompanhar esse processo: “De 50 anos desse curso, eu estou há 48 anos fazendo parte dessa história. Nossas histórias são um pouco entrelaçadas, porque às vezes você está passando muito mais tempo no trabalho do que na sua casa.” Sheila explicou que esse é um dos motivos pelo qual ainda não se aposentou.

Os 50 anos do Curso de Enfermagem carrega uma bagagem coletiva, enquanto universidade, e individual, enquanto professor, aluno e servidor. O dia 13 de Agosto de 1973 registrou o investimento básico e necessário para a educação e o ponta pé para o avanço da saúde potiguar. 

A professora Suenia Mesquita, que atualmente faz parte da chefia do departamento junto à professora Erika Pinto, faz uma reflexão sobre o aniversário do curso: “O que eu posso dizer é que hoje nós enfrentamos uma luta para manter o nível do nosso Curso de Enfermagem, para dar as mãos e, juntos, além de manter esse nível, buscar aprimorar. Aprimorar no sentido de continuar ofertando uma educação pública com qualidade; no sentido de alavancar cada vez mais a nossa pós-graduação, incentivando pesquisa, incentivando internacionalização”. 

Desde a segunda-feira, 14 de agosto, o Departamento de Enfermagem comemora sua história e suas lutas. O ADURN-Sindicato esteve presente na abertura das celebrações, que tiveram início nesta semana e seguem até outubro, e reforçou a parceria com o curso, que foi, é e será fundamental para a construção da universidade pública, gratuita e de qualidade, que é a nossa UFRN. 

Durante a solenidade, o presidente da entidade, Oswaldo Negrão, afirmou que “a formação na área da enfermagem foi a que mais avançou no campo da ciência e da saúde nas últimas décadas”, além de enaltecer “a luta intransigente dos trabalhadores da enfermagem para que o piso seja efetivado”.

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]