Bolsonaro teria ordenado disparo em massa de fake news: ‘Repassa ao máximo’

Publicado em 22 de agosto de 2023 às 15h15min

Tag(s): Bolsonaro Manifestações golpistas



notice

 

A Polícia Federal (PF) encontrou mensagens, que seriam do então presidente Jair Bolsonaro (PL), ordenando ao empresário Meyer Nigri que disparasse fake news em massa. Segundo reportagem do g1 divulgada na manhã desta terça-feira (22), a troca de mensagens foi obtida em investigação que apura o envolvimento de empresários em uma suposta tentativa de golpe de Estado. 

Segundo o portal, as mensagens atribuídas ao contato “PR Bolsonaro 8”, que seria de Bolsonaro, estavam no celular do fundador da empreiteira Tecnisa, Meyer Nigri. O conteúdo que tratava de ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e continha notícias falsas sobre as urnas eletrônicas, incluia a ordem “Repasse ao máximo”. 

Em relação ao STF, o contato vinculado a Bolsonaro chamava de “interferência” uma ação do ministro Luís Roberto Barroso, então presidente Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em defesa do voto eletrônico, “algo seguro e confiável”. E levantava dúvidas, sem qualquer comprovação, sobre as pesquisas eleitorais. A mensagem dizia que os institutos inflavam os números a favor do então adversário Lula (PT). 

Empresários defensores do golpe

O empresário dono da Tecnica então respondeu que já havia repassado as declarações infundadas a diversos grupos no aplicativo de mensagens. 

A investigação contra os empresários defensores do golpe, porém, foi arquivada por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Entretanto, ele manteve por mais 60 dias a apuração envolvendo Luciano Hang, das lojas Havan, e Nigri.

Fonte: CUT
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]