Progesp divulga programação da campanha Setembro Amarelo

Publicado em 31 de agosto de 2023 às 11h15min

Tag(s): Campanha Saúde Setembro Amarelo UFRN



A data 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Contudo, durante todo o Setembro Amarelo, são realizadas ações de conscientização em todo o país, desde 2015, para alertar sobre o suícidio. Na UFRN, a programação da campanha foi divulgada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) da UFRN, por meio da Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho (DAS), do Programa Viver em Harmonia. 

As atividades em alusão ao Setembro Amarelo serão iniciadas com a Blitz da Vida e o Pics na Praça, no dia 4 de setembro, na Praça Servidor José Wilson de Souza, ao lado da Reitoria, presencialmente, das 9h às 11h. 

Como parte da Blitz da Vida, das 9h30 às 10h30, estão programadas ações do Projeto Hiperbetes, da Divisão de Atenção à Saúde (Dasa); Curso de Primeiros Socorros, promovido pela Divisão de Vigilância em Saúde e Segurança do Trabalho (Divist); e Momento Terapêutico em grupo – Os vínculos e a vida, realizado pela  Viver em Harmonia, Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT). Será realizado, também, o Plantão Psicológico, das 9h às 11h, com demanda espontânea. 

Vale destacar que, para participar do Momento Terapêutico em grupo e do plantão de acolhimento psicológico, é necessário realizar as inscrições por meio do SIGRH. Será promovida, também, uma palestra sobre Meditação Shaktipat e Saúde Mental, voltada para os servidores, no dia 11 de setembro, às 15h, no auditório B do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), com inscrições pelo SIGRH para servidores, e pelo Sigaa para alunos e para comunidade externa.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, a iniciativa foi adotada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) com o intuito de fomentar a discussão sobre o suicídio, desmistificar tabus e conscientizar a população. 

Ainda na programação consta o Acolhimento Psicológico, realizado nos dias 1º, 4, 6, 13, 14, 20 e 29 de setembro, na DAS/Diaps. Outras atividades da campanha na UFRN são as apresentações do projeto Harmonias Sonoras no Trabalho, sempre às 10h da manhã. No dia 5, será realizada na Infraestrutura; dia 12, no Departamento de Odontologia (DOD); dia 19, na Comperve; e dia 26 de setembro, no Instituto do Cérebro (ICE).

Durante o Setembro Amarelo, serão realizadas, ainda, duas edições do jogo Ligados na Vida!, nos dias 15 e 29 de setembro, das 9h às 11h, na DAS (Sala 235), e o pré-lançamento do livro Suicídio: ditos e interditos, no dia 27 de setembro, às 9h, no Auditório da DAS. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail do Viver em Harmonia.

 

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]