Cancellier é homenageado com nome de avenida no entorno da UFSC

Publicado em 04 de setembro de 2023 às 09h36min

Tag(s): APUFSC Educação Homenagem universidade



Em cerimônia realizada no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o prefeito de Florianópolis em exercício, João Cobalchini, sancionou a lei que dá o nome de Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo à nova avenida no entorno da universidade, construída às margens da Rua Deputado Antônio Edu Vieira. A lei foi proposta pelo vereador Afrânio Boppré (PSol) e aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores. Conhecido como Cau, Cancellier faleceu no dia 2 de outubro de 2017, após ser preso pela operação Ouvidos Moucos, da Polícia Federal.

Boppré contou, durante a cerimônia, que a proposta de lei foi bem recebida na Câmara, e que a homenagem tem como objetivo manter a memória de Cancellier viva. Boppré relembrou que, pouco antes de morrer, Cau havia sido proibido de entrar na universidade, onde passou a maior parte de sua vida. “Ele voltou, e está abraçando a universidade. Essa marginal é para a gente imaginar um abraço, um carinho que ele tem pela UFSC”, afirmou o vereador.

Fotos: Lais Godinho/Apufsc

Áureo Moraes, que foi chefe de gabinete na gestão de Cancellier, e o sucessor de Cau, Ubaldo Balthazar, estiveram na cerimônia representando colegas, amigos e familiares de Cau. Em seu discurso, Áureo destacou a importância de, sempre que possível, relembrar a memória do ex-reitor. “Tenho certeza que todos que estão aqui têm alguma lembrança afetuosa dele, de alguém que estava preocupado com esta instituição, com o seu futuro”, disse.

Áureo aproveitou o momento para também homenagear Ubaldo por ter assumido a “uma missão que poucos teriam a disposição de assumir”. Ubaldo estava prestes a se aposentar quando assumiu como reitor interino da UFSC, e depois foi eleito para mais uma gestão. Em ambas, manteve quase integralmente a equipe de técnica de Cancellier.

O deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) também esteve presente para prestar homenagem. “Estarmos todos aqui em homenagem ao Cau é denunciar o abuso de autoridade”, defendeu. “Que nunca se repita, que a democracia seja a força de um estado democrático de direito”.

O discurso do atual reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, também destacou a injustiça ocorrida com Cancellier. Em julho deste ano, o Tribunal de Contas da União (TCU), por falta de provas, arquivou o processo sobre possíveis desvios de recursos pela UFSC do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Não existe nenhuma pendência, nenhuma irregularidade apontada, quer seja pelo Tribunal de Contas, quer seja pela Capes. Foi confirmado legalmente que não havia motivo para a prisão, pena que passaram seis anos”, lamentou.

Irineu também agradeceu a iniciativa de Boppré. Em março deste ano, o reitor foi a primeira pessoa a participar do abaixo-assinado promovido pelo vereador para a nomeação da via pública. O prefeito em exercício, João Cobalchini, também destacou que o local por onde a avenida passa fazia parte do terreno da universidade, que foi cedido à Prefeitura para a obra. “Eu agradeço muito a parceria que a UFSC tem feito com o município de Florianópolis. A instituição que a vossa excelência dirige é motivo de orgulho”, disse.

Para representar a Apufsc-Sindical, estiveram na cerimônia o presidente do sindicato, José Guadalupe Fletes, e o diretor financeiro adjunto, Santiago Francisco Yunes. “É um momento inédito na universidade, a partir de um vereador que conseguiu articular essa singela homenagem, mas muito profunda, e que vai marcar o destino de todas as universidades públicas. Categoria docente está sempre presente pelo legado do reitor Cancellier”, avaliou Fletes.

Também estiveram presentes a vice-reitora da UFSC, Joana Célia dos Passos, o chefe de gabinete da UFSC, Bernardo Meyer, o secretário municipal de Transportes e Infraestrutura, Rafael Hahne, e a secretária municipal de Educação, Fabrícia Luiz Souza.

 

Fonte: APUFSC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]