Lula nomeia jurista negra para a comissão de ética da Presidência

Publicado em 06 de setembro de 2023 às 09h26min

Tag(s): Governo Lula Justiça Mulher



O presidente Lula nomeou nesta terça (5) a jurista Marcelise de Miranda Azevedo para a comissão de ética da Presidência da República. Formada em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (UNICEUB) em 1997, ela faz parte do Grupo Prerrogativas e atua em entidades do movimento negro.

A jurista possui pós graduação em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Direito Previdenciário pela Escola Paulista de Direito. Marcelise já assessorou entidades sindicais e associativas de empregados e servidores públicos e atuou nas áreas de direito administrativo de servidores públicos, constitucional, previdenciário e trabalhista.

Ela também faz parte do coletivo de Juristas Negras, da Coalizão Nacional de Mulheres e da ABJD (Associação Brasileira dos Juristas pela Democracia).

Com a nomeação, ela fará parte da Comissão de Ética Pública, vinculada ao Presidente da República, que atua como instância consultiva do mandatário e de ministros do governo federal. O posto também tem como competência administrar a aplicação do Código de Conduta da Alta Administração Federal e apurar a conduta de autoridades submetidas à comissão.

A escolha da jurista ocorre em meio ao pedido de grupos para a nomeação de uma ministra negra para o Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente tem sido pressionado para indicar uma jurista com esse perfil para a Corte.

 

Fonte: Diário do Centro do Mundo 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]