Professor da UFRN capacita alunos e docentes em Moçambique

Publicado em 08 de setembro de 2023 às 09h28min

Tag(s): Discente Docente Educação UFRN



O professor Francisco Fransualdo de Azevedo, do Departamento de Geografia (DG/CCHLA), realiza missão de internacionalização com uma série de atividades em três instituições de Moçambique de 7 a 22 de setembro. A ação tem o objetivo de fornecer conhecimento no exterior e promover a divulgação das iniciativas acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Francisco Fransualdo vai representar o reitor da UFRN, Daniel Diniz, para fortalecer o convênio e o acordo de cooperação com a UniZambeze e a UEM, bem como realizar as metas estabelecidas no contrato. Nessa ação, o professor tem uma programação de seminários, conferências, capacitações, oficinas, criação de revista científica e reuniões de trabalho. As atividades acontecem na Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto (Esnec), da Universidade Eduardo Mondlane (UEM); na Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane (ESHTI), da Universidade Eduardo Mondlane (UEM); e na Universidade Zambeze (UniZambeze).  

O professor Fransualdo vai coordenar, junto com outros docentes da UEM e da UniZambeze, atividades como: seminário de doutorado; exame de proficiência de espanhol; capacitação e oficinas para docentes e investigadores sobre a concepção de projetos de pesquisa e extensão; ensinamentos de publicação de artigos e livros; reunião com os responsáveis locais das atividades exercidas e as futuras; e seminário sobre ensino, pesquisa e extensão com vistas à cooperação acadêmica internacional entre UniZambeze e UFRN.

Entre os objetivos do acordo estão: visitas e intercâmbio de professores, estudantes e servidores técnico-administrativos para realizarem atividades voltadas à pesquisa, ao ensino, à extensão e à gestão universitária; constituição de grupos de trabalho, elaboração e desenvolvimento conjunto de projetos e programas de cooperação a curto, médio e longo prazos; organização conjunta de eventos acadêmicos, científicos e culturais; cursos de diferentes níveis e categorias; consultoria técnica; troca de informações e publicações acadêmicas, científicas e culturais; e facilitação do acesso à infraestrutura informacional e laboratorial das respectivas instituições.

Com acordo de cooperação entre a UFRN e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), firmado desde 2012, várias ações entre as instituições envolvidas já foram realizadas, sendo um dos principais exemplos o Trilhas Potiguares/UFRN. Em 2017, foi realizado o Trilhas Brasil/África, na Universidade Pedagógica da Maxixe, em Moçambique. Os estudantes da UFRN estiveram na cidade por nove dias para executar 30 atividades educativas voltadas à comunidade. 

Outro exemplo dessa parceria é a vinda de oito professores da Universidade Eduardo Mondlan (UEM) à UFRN para o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTur) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFRN) no ano passado. Os docentes vieram estudar na UFRN pela oferta de vagas exclusivas para professores da instituição africana. 

 
Fonte: UFRN
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]