Projeto da UFRN leva Universidade para dentro das escolas

Publicado em 08 de setembro de 2023 às 09h34min

Tag(s): Discente Ensino Médio Projeto UFRN



Qual profissão eu devo seguir? Essa é uma pergunta recorrente na vida de qualquer estudante. A reta final do ensino médio pode ser repleta de dúvidas, medo e insegurança. Pensando nisso, o projeto de extensão Eu, minha escola e minha universidade, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPgDem) da UFRN, promoveu mais um encontro com os alunos do 3º ano da Escola Estadual Professor Edgar Barbosa, localizada no bairro de Lagoa Nova, em Natal. O projeto busca apresentar os cursos da UFRN aos jovens que vão realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Professora Cleide Oliveira interagindo com os alunos – Foto: Diêgo Sales – CCET/UFRN

A ação contou com a participação da professora Cleide Oliveira, da Escola de Saúde da UFRN, que ministrou a palestra Enfermagem e a Gestão do Cuidado: atuando em múltiplas dimensões para uma atenção integral à saúde. A professora expôs aos estudantes as características gerais do curso de Enfermagem, reafirmando a importância do profissional para a promoção da saúde e para o acolhimento humanizado. Segundo a professora, um projeto como esse é de extrema importância para que os jovens possam conhecer as profissões, a fim de ajudá-los em suas escolhas.

Para Marcele da Costa, de 18 anos, a palestra foi uma resposta surpreendente ao seu anseio profissional. “Fiquei surpresa quando eu vi que era sobre Enfermagem, porque é a área que eu quero cursar, então achei necessário. Importante para quem tem interesse despertar mais interesse ainda na área. O dia de hoje só confirmou. É realmente o que eu quero, o que eu amo”, afirma a estudante.

Na oportunidade, o professor Roberval Pinheiro, da Escola de Saúde da UFRN, apresentou aos alunos o curso de gestão hospitalar e suas particularidades. Para o professor, foi uma grande satisfação poder estar incentivando o processo de orientação para as áreas formativas no campo profissional. “Uma iniciativa de extensão como essa de conseguir fazer com que as pessoas se orientem, conheçam e tenham instruções básicas para poder seguir uma carreira profissional e, sobretudo, na área da saúde, é o que nós entendemos como sendo de grande valia”, comenta.

O projeto Eu, minha escola e minha universidade, coordenado pelo professor Moisés Alberto Calle Aguirre, do Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem), conta com a parceria do professor Aldo Fonseca – professor de biologia na Escola Edgar Barbosa e servidor do Centro de Biociências da UFRN – como importante mobilizador da ação na escola. Para Aldo, a ação universitária é muito valiosa no sentido de despertar vocações entre os alunos. “Muitos deles têm um certo talento para aquele curso, aquela ciência, aquele objeto de conhecimento, só que, por não ter essa comunicação tão eficiente entre a pessoa que trabalha e ele, que almeja essa profissão, acaba perdendo esses talentos”, declara. 

Além de palestras, o encontro contou com um momento para sanar dúvidas, em que os estudantes direcionaram suas perguntas aos professores. Ao final, foram sorteados diversos brindes, proporcionando um momento de interação. Realizado desde 2020, os encontros oferecem aos alunos uma espécie de mostra de profissões, visando apresentá-los a diversas carreiras e áreas de atuação. Diante das inúmeras questões que envolvem uma escolha profissional, o projeto busca ser um importante colaborador nesse momento decisivo da vida educacional dos estudantes.

 

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]