Aula na livraria: Patrimônio cultural de Natal é destaque nesta segunda (11)

Publicado em 11 de setembro de 2023 às 09h15min

Tag(s): Cooperativa Cultural Ensino UFRN



A 2ª edição do projeto “Aula na Livraria” ocorre nesta segunda-feira (11), a partir das 10h, na Cooperativa Cultural da UFRN com participação dos professores Luciano Capistrano e Almir Félix. O tema do encontro é o patrimônio imaterial e material de Natal.  O projeto “Aula na livraria” é uma parceria entre a Cooperativa Cultural e o Adurn-Sindicato. Após a aula, os participantes terão a oportunidade de prestigiar a abertura da exposição “Olhares de um Historiador Andarilho”, um iniciativa de Luciano Capistrano.

Embora o público-alvo inclua professores e professoras de geografia e história da rede municipal de ensino de Natal, a aula é aberta a todos da comunidade que desejam participar, incluindo pessoas que não estudam ou trabalham na UFRN. A iniciativa visa promover um diálogo intelectual acessível a pessoas de todas as idades e origens, incentivando a busca pelo conhecimento e a valorização do aprendizado.

Presidente da Cooperativa Cultural, José Correia Torres destaca o compromisso da Livraria com a promoção da cultura e da educação, tornando-se um agente de transformação social ao abrir as portas de livrarias e bibliotecas parceiras para essas aulas.

Exposição

A exposição “Olhares de um Historiador Andarilho”, organizada por Capistrano, tem como objetivo despertar a curiosidade e a memória dos visitantes, incentivando-os a se questionarem sobre a história dos lugares retratados e sua própria conexão com esses espaços. Além disso, a exposição pretende promover um senso de pertencimento e defesa dos espaços históricos da cidade.

Capistrano destaca a importância de ir além dos bairros mais conhecidos, como Cidade Alta e Ribeira, ao explorar a rica história de espaços em todas as zonas de Natal. A mostra oferece uma visão abrangente da cidade e suas histórias muitas vezes esquecidas.

O “Aula na Livraria” e a exposição “Olhares de um Historiador Andarilho”representam uma fusão bem-sucedida entre educação e cultura, oferecendo à comunidade potiguar uma oportunidade única de enriquecimento intelectual e apreciação da herança cultural de Natal.

Serviço
O quê: “Aula na livraria: educação patrimonial e patrimônio cultural” com o pesquisador, educador e autor Luciano Capistrano.
Quando: Dia 11 de Setembro, às 10h.
Onde: Mini auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM/UFRN).

 

Fonte: Saiba Mais 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]